20 mil carros elétricos foram devolvidos por marca famosa e acende alerta: qual o problema?
Crise no setor? Entenda aqui porque carros elétricos foram devolvidos por locadora e o que isso implica para a marca deles - uma bem famosa!
Recentemente, milhares de carros elétricos foram “devolvidos” por uma locadora nos EUA. Isto foi feito por meio de revenda, a fim de tirar os modelos de sua frota. Os motivos? Vários, passando por gastos, até dificuldade de inserção deles no mercado, e outros, como veremos.
Crise na Tesla? Carros elétricos são “devolvidos” por locadora nos EUA
A Hertz, locadora de veículos estadunidense, chamou a atenção ao noticiar a venda de volta ao mercado de boa parte de sua frota de veículos elétricos. Destes, a maioria é composta por Tesla destinados ao aluguel.
A decisão foi de comercializar 20.000 carros elétricos. Ela ocorre após a empresa anunciar uma redução nas operações com veículos elétricos em outubro de 2023.
Motivos da redução da frota elétrica
-
Os motivadores por trás dessa redução da frota elétrica, segundo a Hertz, incluem os altos custos de reparo e a desvalorização dos veículos.
-
Embora a empresa não tenha especificado se essa problemática se aplica a todos os modelos elétricos ou apenas aos Teslas, a predominância de veículos da marca de Elon Musk nesse movimento sugere um problema mais pontual com eles.
-
A Sixt, outra locadora do país, também está diminuindo sua dependência da Tesla devido a desafios semelhantes. Além disso, recentemente a Hertz incorporou modelos Polestar 2 à sua frota – mas estes não estão inclusos na venda
-
Tudo isso, claro, levanta dúvidas sobre se eles não apresentam os mesmos problemas dos Tesla. Caso não, de fato acendeu um alerta para empresas que passaram a depender muito de seus carros.
Veja também: “Volvo bate recorde de vendas de carros elétricos em 2023 no Brasil“
Desafios na adoção de carros elétricos por locadoras nos EUA
-
Como vimos, a decisão da Hertz não é um caso isolado e reflete desafios mais amplos na adoção de carros elétricos por locadoras nos país.
-
Por exemplo, cortes de preços e a reintrodução do crédito fiscal para veículos elétricos afetaram negativamente o valor de aluguel e revenda dos Teslas. Só isso já prejudicou significativamente as empresas, que pagaram mais por esses veículos.
-
Além disso, a falta de informações sobre operação e carregamento de veículos elétricos, somada à baixa compreensão por parte dos clientes, são citados como desafios significativos na popularização do aluguel deles.
-
No entanto, mesmo diante desses obstáculos, a Hertz não está eliminando completamente os veículos elétricos de seu catálogo. Assim, indica que ainda há uma confiança nessa categoria de automóveis e um mercado a ser explorado, desde que com boas decisões.
Quais são as desvantagens dos carros elétricos?
-
Hoje as principais desvantagens dos carros elétricos são o custo inicial elevado, acesso a marcas e opções variadas, pontos de recarga públicos e domésticos e uma autonomia satisfatória para parte do público.
Ver carros elétricos serem devolvidos por locadoras de fato nos chama a atenção. Afinal, vai totalmente na contramão do que o mercado vem experimentando, com forte avanço destes modelos. Assim, fica ainda mais intrigante se for algo pontual com a Tesla – afinal, como a empresa norte-americana se portará, especialmente sendo ameaçada pelas chinesas? É o que queremos ver.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.