GWM confirma mais dois modelos que darão dor de cabeça para carros já consagrados

Recém instalada no Brasil, a montadora de origem chinesa Great Wall Motors (GWM) confirmou que sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, irá produzir inicialmente dois modelos, que chegam para incomodar a concorrência nos segmentos de picapes e de SUVs. Os planos foram revelados durante visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, à unidade industrial.

GWM fabricará dois modelos que prometem abalar a concorrência

Os futuros modelos da GWM são um SUV e uma picape, que irão compartilhar a plataforma de montagem e motorização, que será híbrida flex. Os planos da montadora prevê que ambos serão exportados para toda a América Latina.

Os veículos “já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional, principalmente seus sistemas de motorização, suspensão, direção e conectividade”, afirma a GWM em nota à imprensa.

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GWM confirma mais dois modelos
Tank 500 será o primeiro SUV a sair da fábrica da GWM (Foto: Divulgação/GWM)

O primeiro modelo a sair da nova linha de montagem em Iracemápolis será um veículo da marca Poer (pronuncia-se “póuer”), focada em picapes inteligentes. Na sequência, será produzido um carro com a marca Tank, especializada em SUVs off-road de luxo. 

Lembrando que a GMW iniciou suas operações comerciais no País com modelos da marca Haval, como o GWM Haval H6 GT 2024, que chegam ao mercado brasileiro importados da China.

Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil

GWM confirma mais dois modelos
Durante a visita de Alckmin, picape média Poer foi exibida com camuflagem para esconder detalhes (Foto: Divulgação/GWM)

Uma picape média Poer foi exibida durante a visita de Alckmin com uma camuflagem parcial, indicando que o modelo já iniciou a fase de desenvolvimento de projeto para atender à legislação do País e às exigências do mercado local. Pelos detalhes visíveis, percebe-se que a grade frontal, por exemplo, difere da que é aplicada na picape vendida no mercado chinês.

Quando for lançada comercialmente – o que se espera que ocorra ainda neste ano –, a GWM Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil. A montadora confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono. 

A picape Poer será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM, unindo assim a eficiência do motor elétrico com a autonomia do combustível verde brasileiro.

Tais características serão compartilhadas com o SUV da GWM que será produzido em Iracemápolis, provavelmente o modelo Tank 500.

Durante sua visita pela linha de montagem, Alckmin foi apresentado à variedade de tecnologias sustentáveis que a GWM dispõe na China e que serão oferecidas no mercado brasileiro nos próximos anos, como veículos híbridos tradicionais, híbridos plug-in, elétricos e movidos a hidrogênio.

Durante a apresentação a Alckmin, executivos da GWM informaram que dentro da atual fase de desenvolvimento do mercado brasileiro, o híbrido plug-in flex abastecido com etanol é uma das combinações mais sustentáveis, porque reúne uma tecnologia adequada para um país de dimensões continentais como o Brasil com a eficiência da matriz energética elétrica nacional, que hoje é composta por mais de 80% de fontes renováveis – índice muito superior à média mundial, que é de cerca de 30%.

Iracemápolis terá expansão gradual

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O vice-presidente Geraldo Alckmin visita a fábrica, na companhia de executivos da GWM (Foto: Divulgação/GWM)

Os planos da montadora preveem que a fábrica de Iracemápolis tenha a sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos.

Além de suprir a demanda do mercado nacional por carros mais modernos, conectados e eletrificados, o aumento da capacidade produtiva tem também como objetivo fazer da unidade de Iracemápolis um polo de exportação de veículos eletrificados para toda a América Latina. 

A fábrica brasileira será a quarta base completa de produção da GWM no mundo (e a primeira fora da Ásia). Além de Iracemápolis, a montadora tem unidades industriais na China, na Rússia e na Tailândia.

“Este é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, disse James Yang, CEO da GWM para as Américas.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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