10 dicas para viajar de carro com segurança

Você gosta de viajar de carro? Acordar cedo, vestir roupas confortáveis, colocar as malas no bagageiro, ligar o rádio e dar a partida no veículo e pegar a estrada. Estes são um dos principais rituais na hora de sair com família em busca das férias perfeitas. Mas os cuidados com o veículo também precisam ser tomados para evitar certos problemas. Sabendo disso, o Garagem360 e a Zul+ , uma empresa do ramo de AutoTech, prepararam 10 dicas para viajar de carro com segurança

10 dicas para viajar de carro com segurança 

1 – Revisão precisa estar em dia

1 – Revisão precisa estar em dia (Foto: pixabay.com)

Viajar é muito bom, mas você precisa tomar alguns cuidados para evitar imprevistos. O primeiro é com relação a manutenção. Antes de embarcar em uma aventura, é sempre recomendável passar em uma oficina para realizar um check-up. Durante a revisão, os especialistas irão verificar:

  • A quantidade e qualidade do óleo no motor;
  • Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas;
  • Freios;
  • Bateria;
  • Para-Brisas;
  • Vela;
  • Freios.

2 – Faça um roteiro de viagem

2 – Faça um roteiro de viagem (Foto: pixabay.com)

Depois de escolher o destino, é sempre importante fazer um pequeno roteiro de viagem. Com ele, você terá em mãos todas as informações necessárias para chegar ao seu destino com mais tranquilidade.

E não é tão difícil produzir um hoje em dia. Diversos sites possuem informações sobre temperatura, condição das estradas, preços dos pedágios, lugares para se hospedar, restaurantes e lanchonetes, pontos de turismo, informações sobre segurança e entre outros. Com tudo isso em mãos, o risco de enfrentar adversidades será um pouco menor.

3 – Certifique-se dos documentos pessoais do veículo

Talvez seja um dos pontos mais importantes dentre todas as dicas para viajar de carro com segurança . Não deixe para conferir e separar todos os seus documentos pessoais (e de sua família) e os documentos do veículo. Muitos deles são obrigatórios, como:

  • RG
  • CPF
  • CNH
  • Renavam
  • CRLV
  • Passaporte
  • Manual do proprietário
  • Carteira de vacinação

4 – Tenha um Kit Emergência

Este é um assunto bastante delicado para alguns, porém não podemos deixar de citar por aqui. Até porque saúde é a coisa mais preciosa que temos e devemos zelar por ela. Na hora de sair de casa, prepare alguns itens para ser usado em casos emergência. Um kit básico com remédio dor de cabeça (e mal-estar), papel higiênico e lenços umedecidos.

Como estamos em meio a uma pandemia, é obrigatório o uso de mascaras em lugares fechados. Se puder, coloque uma garrafa de álcool em gel no porta-luvas. “Com a pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos e passaram a preferir explorar destinos locais de carro com maior contato com a natureza, ao invés de grandes distâncias de avião. Vale lembrar que o distanciamento social e o uso da máscara ainda precisam ser mantidos por um bom tempo, e esse estilo de viagem se mostra muito mais seguro”, afirma André Brunetta, CEO do Zul+.

5 – Leve celular, carregador e suporte

5 – Leve celular, carregador e suporte  (Foto: Pixabay.com)

Hoje em dia, podemos fazer tudo pelo celular. Comprar comida, entrar nas redes sociais, tirar fotos, olhas as principais notícias do Garagem360 e entre outros.

Pensando em viagens, ele também pode ser um meio de comunicação bastante útil. Além de fazer ligações de emergência, você pode usar navegadores por GPS para encontrar os melhores caminhos. Como muitos carros possuem entrada USB, é recomendável que você tenha fácil acesso ao carregador para não ficar sem bateria.

6 – Confirme se o estepe está completo

dicas para viajar de carro com segurança
6 – Confirme se o estepe está completo (Foto: Pixabay.com)

Outro item bastante importante em nossa lista. Já falamos que antes de cair na estrada é necessário uma passagem em uma oficina para uma avaliação completa nos pneus. Porém, isso não significa que eles não irão furar. Ou seja, você precusa estar munido com os equipamentos que são normalmente usados.

Este é o caso do como macaco, chave de roda, triângulo e pneu reserva. Anteriormente, o Garagem360 trouxe um conteúdo com dicas fáceis para ajudar na hora de trocar o pneu.

7 – Tenha uma tag de pedágio

Não quer perder tempo com paradas nas longas filas das praças de pedágio? Sem problemas! Uma sugestão para evitar este contratempo é instalar uma tag de pedágio. Nos últimos anos, muitas empresas e concessionárias de rodovias criaram dispositivos para que o motorista passe pelos pedágios sem ter a necessidade enfrentar aquele para e anda. Por exemplo: Sem Parar, Tag Zul+ e entre outros.

8 – Tenha água e lanchinhos no carro

Muitas pessoas costumam sair de casa muito cedo para evitar o transito das grandes cidades. Por consequência, acabam tomando seu café bastante cedo. Para resolver este problema, o ideal é que alguém fique responsável pela organização de uma bolsa térmica com alguns itens importantes. Uma garrafa de água, por exemplo, é um dos itens mais indispensáveis. Você pode levar também bolachas, biscoitos, frutas, entre outros.

9 -Tenha sempre óculos, guarda-chuva e blusa de frio

Dependendo do seu destino, as condições climáticas podem ser diferentes da cidade de origem. Isso significa que você terá que estar preparado para enfrentar as mudanças climáticas. Os óculos de sol, por exemplo, podem ser úteis caso o sol apareça durante o caminho. Se começar a chover e você estiver fora do carro,  pode usar um guarda-chuva.

10 – Faça uma playlist em casa

dicas para viajar de carro com segurança
10 – Faça uma playlist em casa (Foto: pixabay.com)

Por fim, uma pergunta: Qual é o seu estilo musical favorito? Rock? Pop? MPB? Funk? Jazz? R&B? Sertanejo? Musica clássica? Preparar uma playlist com suas músicas favoritas podem tornar o caminho algo mais leve e prazeroso.

Em alguns aplicativos de streaming, é possível você baixar músicas, álbuns e listas de reprodução para ouvir quando estiver sem internet.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar