10 checagens essenciais que podem salvar sua vida no trânsito
Confira 10 checagens que podem ser responsáveis por salvar a sua vida no trânsito.
Para conscientizar ainda mais os motoristas, o Maio Amarelo traz à tona 10 checagens essenciais que podem salvar a sua vida na hora de colocar um veículo nas estradas e nas ruas.
É claro que, apesar da ênfase nas orientações neste mês, elas devem ser levadas em conta a todo e qualquer momento, e para te ajudar a fixá-las, o Garagem360 te explica melhor sobre cada uma delas.
Acompanhe!
Quais são as checagens essenciais para garantir mais segurança no trânsito?
1. Revise os freios sempre que possível
- É necessário se certificar de que as pastilhas, discos e fluido de freio estejam sempre em condições ideais de funcionamento. Para isso, o ideal é realizar essa checagem de forma periódica, de acordo com as orientações do fabricante do veículo.
2. Calibre os pneus de forma adequada
- É indispensável manter os pneus sempre calibrados conforme as orientações descritas pelo fabricante do seu carro. Assim, o indicado é verificar regularmente o nível de desgaste dos pneus para evitar surpresas e assegurar um melhor desempenho na estrada.
3. Não esqueça do alinhamento e balanceamento
- O alinhamento e balanceamento são essenciais para evitar o desgaste irregular dos pneus e para manter o carro estável e com uma direção precisa. Por isso, a indicação é para realizar tais procedimentos frequentemente.
- Verificar as luzes como as externas e internas do veículo, incluindo faróis, lanternas traseiras, setas e luzes de freio funciona como uma revisão preventiva capaz de evitar problemas decorrentes de falhas, principalmente em casos de condução noturna.
- Siga as especificações do fabricante quanto à troca de óleo do motor para encontrar o tipo ideal para o seu automóvel e não se esqueça de verificar o nível de óleo regularmente.
Aproveite e veja: Maio Amarelo: como a manutenção preventiva pode salvar vidas
Calma… ainda tem mais!
6. Inspecione o sistema de direção e suspensão
- Antes de pegar a estrada, não deixe de fazer a inspeção no sistema de direção e na suspensão do seu veículo. Além disso, para uso diário, isso deve ser feito periodicamente.
- Antes de sair com o carro, principalmente para longos trajetos, verifique a carga da bateria e as condições de todos os terminais. Não esqueça de realizar a substituição do item conforme as orientações do fabricante.
8. Verifique as correias e mangueiras
- Confira o estado das correias e mangueiras do motor para garantir que os componentes sejam capazes de proporcionar o bom funcionamento do veículo. Além disso, não hesite em substituí-los ao primeiro sinal de desgaste.
9. Atente-se ao nível dos fluidos
- Verifique e mantenha sempre completos os níveis de todos os fluidos essenciais, como o de freio, direção hidráulica, sistema de arrefecimento e o fluido do limpador de para-brisa. Veja o que é indicado para o seu veículo.
10. Faça a inspeção dos vidros e espelhos
- Por fim, mantenha os vidros e espelhos do veículo sempre limpos e realize inspeções de forma regular em busca de qualquer dano ou imperfeição que possa comprometer a visibilidade.
Confira também: Polícia identifica cerca de R$ 20 milhões em peças de carros de origem ilegal; veja como identificar itens falsificados