10 carros híbridos e elétricos mais baratos do Brasil

Os carros híbridos e elétricos no Brasil ainda apresentam valores não acessíveis para grande parte da população. Por exemplo, o modelo mais barato é o híbrido da Toyota, o Corolla Hybrid (a partir de R$ 142.640,00).

Assim, especialistas, como técnicos da Gurgel, acreditam que o país caminha a passos curtos na popularização destes automóveis, como substitutos para os autos com motores térmicos.

Por outro lado, o Garagem360 pesquisou e traz os 10 carros híbridos e elétricos mais baratos, atualmente.

10 carros híbridos e elétricos mais baratos do Brasil
JAC iEV20 é o elétrico mais barato do Brasil – R$ 159.900,00. (Foto: Divulgação / JAC)

Carros híbridos e elétricos mais baratos

Conforme mencionado entre os 10 carros híbridos e elétricos mais baratos do Brasil, está o Toyota Corolla Hybrid. O modelo custa a partir de R$ 142.640,00 e conta com autonomia de 786 km.

Já de acordo com o especialista em tecnologia automotiva, Antonio Azevedo, a tendência é que os valores dos carros híbridos e elétricos reduzam. No caso, conforme a demanda for aumentando, além de o setor receber mais  incentivos.

Para aqueles que desejam apostar em modelos híbridos ou, então, 100%, os 10 carros mais baratos no Brasil são:

Carros híbridos mais baratos:

1 º – Toyota Corolla Hybrid (R$ 142.640,00)

2 º – Toyota Prius (R$ 166.490,00)

3 º – Toyota RAV4 (R$ 221.491,00)

4 º – Lexus UX 250h (R$ 238.505,00)

5 º – Volvo XC40 (R$ 235.435,00)

10 carros híbridos e elétricos mais baratos do Brasil
Volvo XC40 Híbrido – R$ 235.435,00 (Foto: Divulgação / Volvo)

Leia também: Elétricos Fiat 500 e Peugeot 208 e-GT chegam em breve ao mercado!

Os 100% elétricos mais em conta :

1 º –  JAC iEV20 (R$ 159.900,00)

2 º – Renault Zoe (R$ 204.990,00)

3 º – Chevrolet Bolt (R$ 274.000,00)

4 º – Nissan Leaf (R$ 277.990,00)

5 º – JAC iEV330P (R$ 299.900,00)

Renault Zoe elétrico – R$ 204.990,00. (Foto: Divulgação / Renault)

Desafios dos híbridos e elétricos no Brasil e no mundo

De acordo com  professor do Programa de pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, Luciano Losekann, a eficiência dos elétricos, ou mesmo, dos carros híbridos pode superar em 80% os veículos a combustão.

Apesar disto, a difusão destes veículos parece atender a outros interesses e objetivos. Por exemplo, a  redução da dependência de importação de derivados – o que pode não ser bom negócio para o mercado global automotivo.

No entanto, para o professor – que também é vice presidente da Associação Brasileira de Estudos em Energia, algumas questões, realmente, impactam no alto custo de produção dos híbridos e dos 100% elétricos.

“Pode-se destacar outros desafios, além do desenvolvimento da infraestrutura de recarga. Atualmente, o custo de aquisição de um veículo movido à eletricidade é muito superior ao do carro à combustão interna. O preço das baterias, que utilizam a tecnologia de íons de lítio, acarreta em maiores preços dos veículos”, explica Losekann (para o Anais Brasil Energia).

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar