Yamaha lança linha 2017 da YBR Factor 125i ED e da Fazer 150 SED UBS 2017

A Yamaha está lançando no País a linha 2017 da YBR Factor 125i ED (R$ 7.390 + frete) e da Fazer 150 SED UBS (R$ 9.590 + frete). Ambas têm garantia de três anos e contam com revisão a preço fixo até os 30 mil quilômetros. Já disponíveis nas concessionárias da marca, a primeira moto está à venda nas cores Red Hot e Preto Eclipse, e a segunda nos tons Racing Blue, Dark Magenta, Branco Cristal e Preto Eclipse.

YBR Facor 125i ED

Com rodas de liga leve, farol de design moderno, lanterna traseira bipartida e rabeta afilada, seu desenho segue a tendência das motocicletas de maior cilindrada. O novo motor BlueFlex monocilíndrico de 124,9 cm³, com comando único no cabeçote (SOHC), injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar, produz torque de 1,16 kgfm a 6.000 rpm (etanol) e 1,15kgfm a 6.000 rpm (gasolina) e potência de 11,1 cv a 7.500 rpm (etanol) e 11 cv a 7.500 rpm (gasolina).

O tanque de combustível do veículo tem capacidade para 15,7 litros. O conjunto ciclístico é formado por suspensão dianteira com garfo telescópico convencional e curso de 120 mm, e suspensão traseira amortecida por sistema bichoque, com 111 mm de curso na roda e molas com acionamento progressivo. Já o sistema de frenagem conta com disco de 245 mm de diâmetro de acionamento hidráulico na dianteira, de série, e freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro, de acionamento mecânico.

A Factor 125i utiliza pneus Metzeler sem câmara, com medidas 90/90-18 na roda traseira. Tem ainda lampejador de farol alto, partida elétrica e protetor sob o escapamento (anti-queimadura). O painel de instrumentos é totalmente digital, com indicador de marchas, relógio, odômetro parcial e total e função fuel trip, que inicia uma contagem progressiva a partir do momento que o combustível entra na reserva. O velocímetro dispensa o uso de cabo, a tarefa fica a cargo de um sensor de velocidade instalado no motor. A moto traz também o indicador ECO no painel de instrumentos, que informa quando o propulsor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência econômica.

Fazer 150 SED UBS 

Um dos principais diferenciais da moto é o sistema UBS (Unified Brake System), que unifica a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto, o acionamento do pedal, e distribui a força de frenagem entre os freios para uma frenagem mais eficiente. Seu coração é o motor monocilíndrico de 149,3 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC) e arrefecimento a ar, que desenvolve 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, ambos atingidos a 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgfm com gasolina e 1,295 kgfm com etanol, disponível a 5.500 giros.

Com a posição do guidão mais baixo e a pedaleira mais recuada, a pilotagem é similar a irmã maior Fazer 250. Visualmente, a motocicleta apresenta lanterna traseira bipartida e mesa do guidão em alumínio fundido com o nome Fazer estampado. A segurança do passageiro é oferecida com as alças do garupa em alumínio. O painel de instrumentos tem iluminação branca em LED, é analógico e digital e contem o exclusivo marcador de marcha, fuel trip e o indicador “ECO”, que acende quando o propulsor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.

Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a moto traz um conjunto ciclístico que inclui sistema hidráulico no freio dianteiro, com disco de 245 mm de diâmetro. O freio traseiro a tambor tem 130 mm de diâmetro. As rodas são em alumínio e envolvidas por pneus sem câmara Metzeler. A suspensão dianteira tem garfo telescópico e curso de 120 mm, e a suspensão traseira é amortecida pelo sistema bichoque, com curso de 92 mm (112mm na roda).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA