Veja em detalhes como funciona essa economia que está cada vez mais presente nos veículos que são lançados no mercado nacional.
O Start Stop foi desenvolvido para gerar maior economia de combustível. Ele é o responsável por ligar e desligar o motor do carro de forma automática quando o condutor para o veículo.
A partir do momento que o motorista tirar o pé do freio e começar a acelerar, o motor voltará a funcionar.
Isso acontece através de um comando eletrônico, que alterna as funções de alternador para motor de partida quando o mesmo é acionado.
Sobre a principal vantagem, que é a economia de combustível, o sistema consegue segundo especialistas, uma redução de até 19% no consumo de combustível do carro.
Além disso, através dele, é possível ainda reduzir o nível de emissões de gás carbônico, o CO2, bem como a diminuição de ruídos do motor.
Mas, por se tratar de um sistema com tecnologia diferente, o Start Stop exige um outro tipo de bateria, que no caso é mais cara.
Enquanto as tradicionais têm uma valor médio de R$ 300, as baterias de carros com Stat Stop são encontradas com preço médio de R$ 2 mil.