VW Voyage ou Fiat Grand Siena? Qual sedã veterano vale mais a pena?

Uma briga que dura quase dez anos. Volkswagen Voyage e Fiat Grand Siena já foram referências na categoria dos sedãs compactos. Entretanto, o mercado evoluiu e ficou mais exigente. Atualmente, os dois continuam sendo as opções mais em conta, mas sem o brilho de antes. Chegou a hora de vermos qual veterano vale mais a pena. Suas configurações mais completas são: Voyage 1.6 MSI e Grand Siena 1.4 Attractive.

VW Voyage ou Fiat Grand Siena?

Os dois sedãs são descendentes de carros bastante populares. Lançado em 2008, o alemão foi apresentado junto da quinta evolução do Gol e desde então, sofreu algumas mudanças na aparência. Por outro lado, o italiano é o mesmo carro desde 2012, quando chegou com alguns aspectos diferentes do Palio.

Foto: Divulgação/Volkswagen

Dois carros para serem usados em qualquer situação. Ambos servem quem costumar viajar com a família ou quem trabalha com transporte via aplicativo. Pensando nas dimensões, o Fiat Grand Siena leva a melhor na maioria dos quesitos. Destaque para a distância entre-eixos (2.511 mm contra 2.467 mm do Voyage) e a capacidade do porta-malas (520 litros contra 480 litros).

Na linha 2021, ambos possuem duas opção de acabamento. A mais completa do carro da VW usa o motor 1.6 8v Total Flex, com potência de 101 cv (gasolina) ou 104 cv (etanol) a 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (etanol) a 2.500 rpm.

De acordo com a montadora, a versão com câmbio manual (cinco velocidades) pode atingir a velocidade máxima de 184 km/h (gasolina) ou 186 km/h (etanol) e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.

Já o Grande Siena Attractive usa o motor Fire 1.4 EVO 8v Flex. Ele pode gerar 88 cv (etanol) ou 85 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torque de 12,5 kgfm (etanol) ou 12,4 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm.Sua velocidade máxima pode chegar até 175  km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. Sua transmissão também é a manual de cinco velocidades.

Foto: Divulgação/Volkswagen
Foto: Divulgação/Fiat Brasil

Consumo

Além de ter o motor mais potente, o Voyage leva uma pequena vantagem no consumo. Segundo dados do Inmetro, ele pode rodar 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l na cidade. Já no perímetro rodoviário , ele faz 14,1 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol).

Mas não pense que o Grand Siena faz feio. Ele pode fazer: 11,1 km/l (gasolina) e 7,7 km/l em trechos urbanos; 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na estrada.

Preço e equipamentos de série

Apesar de serem projetos mais desfasados, ambos os carros trazem um bom pacote de itens de série.

Foto: Divulgação/Fiat Brasil

Custando a partir de R$ 57.490, o Fiat Grand Siena Attractive vem com airbag duplo, alertas de limite de velocidade, direção hidráulica, controle eletrônico da aceleração, sistema follow me home, freios ABS com EBD e Lane Change, bancos com assento anti-submaring, bancos dianteiros reclináveis, computador de bordo, porta luvas, relógio digital, vidros e travas elétricas; e volante EAS (Energy Abosrbing System) e entre outros.

Foto: Divulgação/Volkswagen

Da mesma forma, o Volkswagen Voyage 1.6 MSI (a partir de R$ 74.990,00) traz freios ABS, dois airbags, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, limpador do para-brisa com temporizador. revestimentos dos bancos em tecido, e suporte para celular e entre outros.

A grande vantagem do mineiro é que mesmo adicionando sensor de estacionamento, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores com Tilt Down e vidros elétricos one-touch (o pacote custa R$ 1.705 a mais), fica com um preço bom. Mesmo compensando pagar R$ 1.300 pela central multimídia “Media Plus”, alguns conteúdos acima estão disponíveis apenas no Urban Completo (R$ 6.620 adicionais) do paulista. Com todos eles juntos, o veículo ficaria com preços próximos aos do Virtus.

Conclusão

Assim sendo, o Fiat Grand Siena pode ser uma boa opção, já que tem um porta-malas maior, custa menos e traz um pacote de equipamentos de série mais interessante. Porém, isso não tira os méritos do Voyage, que anda bem, bebe menos e oferece um câmbio automático de seis velocidades (opcional).

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar