Farol inteligente da Ford detecta obstáculos no escuro

Equipamento está em fase de testes e servirá para identificar pessoas e animais durante a noite

Dirigir no breu ainda é um desafio. Por mais que os faróis propiciem uma iluminação aceitável, alguns imprevistos podem surgir e causar acidentes. Para evitar que isso aconteça, a Ford está desenvolvendo sistemas de iluminação inteligentes que detectam pessoas e animais no escuro utilizando uma câmera frontal.

IluminaçãoAvançadaCâmera-Ford

Sistema de iluminação dianteira baseado em câmera combina farol adaptativo e reconhecimento de sinais de trânsito| Divulgação

Para funcionar, o mecanismo combina o farol adaptativo – já presente no Focus – com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Além disso, um dispositivo chamado “Spot Lightning” está presente e faz o uso de uma câmera infravermelha para detectar a presença de pedestres, ciclistas e animais na pista.

Com ele, o motorista ganha a possibilidade de identificar obstáculos a uma distância de até 120 metros. Quando vistos pelo veículo, os objetos são exibidos no painel do automóvel, que analisa a proximidade deles e, assim, permite ao condutor frear ou desviar.

A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e o processo acontece no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford, em Aachen, na Alemanha. A expectativa da empresa é que a inovação esteja disponível no mercado em breve, mas não há data oficial de lançamento.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA