A informação de que o VW Up sai de linha no Brasil era esperada e já até noticiada. Porém, a confirmação do fim da produção do modelo foi anunciada na última quarta-feira (7), encerrando o ciclo do subcompacto após sete anos de mercado. Apesar do fim do Up, o veterano Fox segue em linha e terá pequenas novidades visuais na linha 2022, quando ele completará 19 anos de mercado. Outro veterano, o VW Gol, também segue firme e forte mesmo tendo 13 anos de estrada na geração atual – e mais de 40 anos desde o lançamento do modelo original, de 1980.
VW Up sai de linha
Mesmo sendo um projeto moderno e ter sido o responsável por inaugurar o motor 1.0 TSI na linha da Volkswagen, o Up nunca emplacou. O carro até fazia sucesso entre a crítica e proprietários, mas jamais figurou entre os carros mais vendidos do País. E é importante lembrar que em 2014, no ano de seu lançamento, sua missão era ser o novo carro de entrada da marca no País, substituindo o Gol G4.
Entretanto, em algum momento a empresa alemã percebeu que a conta não fechava e que era preciso elevar o Up a um outro patamar, o que devolveu o Gol ao posto de modelo mais barato da companhia no País.
Só que isso causou um outro problema ao Up: ele passou a ser considerado caro por conta de seu tamanho pequeno e pela simplicidade de seu acabamento. A VW até tentou rechear melhor o modelo ao longo dos anos, mas nenhuma dessas iniciativas fez as vendas decolarem.
A última cartada da marca foi a mais radical: com a mudança da lei de trânsito que exige cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, a fabricante decidiu homologar o Up para apenas quatro lugares, em vez de adicionar os itens exigidos no assento do meio do banco traseiro.
O resultado foi a inserção de um aviso no banco indicando a proibição de um terceiro passageiro, além de deixar o Up em versão única para a linha 2021. Com o preço sugerido de R$ 60.090, a configuração Xtreme foi a última do subcompacto no País. Ela era equipada com o motor 1.0 TSI de 105 cv e trazia direção elétrica, ar-condicionado, sistema de som, vidros elétricos dianteiros e controle de tração. Agora, cerca de três meses após o lançamento desta configuração, o modelo deixa de ser vendido no Brasil.
Substituto do Up
Entretanto, o fim do Up não deverá deixar a Volkswagen sem representantes mais em conta no mercado. A linha de montagem da fábrica de Taubaté (SP), onde o subcompacto é feito, deverá ser adaptada para receber a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Com isso, o Polo passaria a ter uma versão mais simples e com apelo aventureiro, que deve ser batizada de Track, mas equipada apenas com o motor 1.0 de 82 cv.
O suposto Polo Track manteria o visual atual do hatch, enquanto que os demais modelos devem passar por uma reestilização em breve para se diferenciarem da versão mais simples.