VW Tera vai mudar de nome e será produzido em outro país
VW Tera vai mudar de nome e será produzido em outro país. Veja qual será e que nome o SUV de entrada pode adotar no país.
O aguardado SUV de entrada da Volkswagen, conhecido no Brasil como Tera, está prestes a cruzar fronteiras e chegar à África do Sul, mas com uma novidade: um novo nome. A estratégia faz parte dos planos da montadora alemã de expandir a presença do modelo globalmente, adaptando-o às particularidades de cada mercado.
VW Tera será exportado com outro nome
A Volkswagen planeja um robusto investimento de aproximadamente 4 bilhões de rands (cerca de R$ 1,26 bilhão) para iniciar a produção local do SUV na África do Sul até 2027. O objetivo é que o modelo mantenha o mesmo posicionamento estratégico que terá no mercado brasileiro, sendo posicionado entre o hatchback Polo e o SUV cupê Nivus, que por lá é chamado de Taigo.
Para garantir maior identificação com o público sul-africano, a Volkswagen lançará uma votação online, permitindo que os próprios consumidores escolham o novo nome do veículo.
Quatro opções foram pré-selecionadas, cada uma com seu próprio significado cultural ou linguístico: Tengo, Tavi, Tiva e Tion. Essa iniciativa visa criar um vínculo mais forte entre o carro e os futuros proprietários.
Concorrência e Motorização
Na África do Sul, o novo SUV da Volkswagen enfrentará concorrentes de peso, como a nova geração do Renault Captur (com design semelhante ao modelo europeu), o Kia Seltos, o Toyota C-HR e o Chery Tiggo 4 (conhecido como Tiggo 5x no Brasil).
A expectativa é que o modelo sul-africano mantenha as mesmas opções de motorização do mercado brasileiro, visando um custo mais acessível em comparação ao Taigo.
É provável que o motor 1.0 TSI seja o principal propulsor oferecido, embora suas calibrações possam variar para se adequar a diferentes versões e modelos, como já ocorre com o Polo local.
No Polo sul-africano, a potência do 1.0 TSI varia de 95 cavalos na versão Life até 115 cv na R-Line. Vale lembrar que o Polo GTI sul-africano ainda conta com o motor 2.0 TSI, presente no Tiguan R-Line por aqui.
O Futuro do Polo e a Chegada do Tera
Desde setembro de 2024, a produção do Polo hatchback para o continente europeu foi transferida para a África do Sul, o que levanta questões sobre o futuro do modelo com a chegada do Tera.
No Brasil, a Volkswagen já realizou ajustes no portfólio do Polo para a linha 2026, focando nas versões mais acessíveis (Robust e Track com motor 1.0 MPI) e nas mais equipadas (Sense e Highline com motor 1.0 TSI 170). A ideia é que o Tera conviva harmoniosamente com o Polo e o Nivus, assim como será no mercado brasileiro, ampliando as opções da marca no segmento de SUVs e compactos.
O que você achou da estratégia da Volkswagen de mudar o nome do Tera para exportação?
Leia também: VW Tera tem aumento de R$ 4 mil e fica mais caro que o Fiat Argo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.