VW Tera argentino: pacote opcional com Frenagem Autônoma de Emergência custará quase R$ 2 mil

Saiba por que a Volkswagen está cobrando por um pacote de Frenagem Autônoma de Emergência no Tera argentino, enquanto o modelo brasileiro já terá o recurso de série, e qual o valor do opcional.

O novo Volkswagen Tera, fabricado no Brasil e recém-lançado na Argentina, chegou ao mercado com uma estratégia de segurança diferente da adotada por aqui. Enquanto o modelo brasileiro terá a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de série em todas as versões, na Argentina, o recurso será um opcional. De acordo com o Motor1 Argentina, o pacote custará 483.000 pesos, o equivalente a quase R$ 2 mil.


A estratégia do VW Tera argentino 

Em entrevista ao Motor1 Argentina, Francesco Pecchia, Gerente de Produto da VW Argentina, explicou a decisão da marca. Segundo o executivo, a estratégia foi pensada para oferecer a “melhor proposta de valor” e conquistar a nota máxima de cinco estrelas no Latin NCAP, o que foi alcançado.

O Tera argentino tem seis airbags de série, mas a Frenagem Autônoma de Emergência e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) são opcionais nas versões de entrada.

Foto: Motor 1 Argentina
Francesco Pecchia e o VW Tera – Foto: Motor 1 Argentina 

Pecchia justificou a decisão afirmando que a legislação de segurança varia entre os países, e na Argentina, os dispositivos não são obrigatórios por lei. A marca oferece os pacotes de segurança como opcional nas versões Trend e Comfort, e de série nas topo de linha High e Outfit, que são as mais procuradas por clientes que desejam um carro mais completo.

Quanto custa o pacote de segurança?

Para ter o recurso de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) no Tera argentino, o cliente precisa desembolsar 483.000 pesos na versão Trend, o que equivale a cerca de R$ 1.944 na cotação atual. Já na versão Comfort, o Pacote Opcional inclui também o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e custa 800.000 pesos (cerca de R$ 3.220).

A Volkswagen espera que entre 20% e 30% dos clientes optem pelos pacotes extras. O executivo revelou que o dispositivo já vem de fábrica e não é instalado posteriormente. As concessionárias terão em estoque um mix de unidades com e sem os pacotes para atender à demanda.


Você acha que a Volkswagen deveria oferecer o mesmo pacote de segurança em todos os mercados, ou a estratégia de deixar recursos como Frenagem Autônoma de Emergência opcionais é aceitável?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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