Jeep Compass híbrido x Flex: saiba qual compensa mais

O Jeep Compass 4xe é o primeiro modelo eletrificado da montadora no mercado brasileiro. Mas o preço de R$ 349.990 talvez espante alguns interessados.

Jeep Compass híbrido é vantajoso no comparativo com as versões flex?
Jeep Compass híbrido é vantajoso no comparativo com as versões flex? (Foto: Divulgação)

Em qual apostar: Jeep Compass híbrido ou o flex?

A Jeep traçou uma estratégia forte no mercado brasileiro e hoje é uma das marcas líderes no segmento de SUVs. Em 2021, o Renegade foi o veículo mais vendido dentro da categoria. O Compass que também estava bem posicionado, continua nas primeiras posições em 2022.

O SUV médio da Jeep é ofertado em uma série de versões, e esse ano, mais especificamente em abril, a marca ampliou o leque de variedades e apresentou ao público o Jeep Compass 4xe, primeiro veículo eletrificado da montadora no Brasil.

VEJA TAMBÉM

Ele foi escolhido para ser o modelo que iniciará um novo posicionamento da montadora norte-americana no país. Porém, o preço de quase R$ 350 mil pode dificultar as vendas quando o assunto é custo-benefício, principalmente quando comparamos com as versões flex do SUV.

Preço

O principal destaque da versão é a economia de combustível.  No entanto, para levar a versão para casa o interessado deve desembolsar um valor de R$ 349.990.

Para método de comparação, a versão mais vendida do Compass na configuração flex é a Longitude com preço de R$ 179.090. Já a versão topo e que se equipara ao modelo híbrido em termos de equipamento e acabamento é a Serie S, cujo o valor com o motor T270 flex é R$ 225.390.

A diferença de preço é de R$ 179 mil no comparativo com a Longitude e R$ 124.600 em relação ao modelo mais equipado com a versão flex, a Serie S.

Motorização

O destaque da versão é o propulsor de alto nível de desempenho e economia de combustível. O carro é dotado de motor 1.3 turbo a gasolina. Ele atua em conjunto com dois motores elétricos, um em cada eixo.

O câmbio é automático de seis marchas e a tração é integral, o que faz com o que o modelo passe por diferentes tipos de terreno sem muitas dificuldades, algo já presente em todos os modelos da marca, e que faz parte do DNA da montadora.

A potência combinada é de 240 cv enquanto o torque é de 27,5 kgf,m de torque derivado do motor a combustão e de 25,5 kgf,m do motor elétrico. A velocidade máxima é de 206 km/h e um de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

De acordo com os dados do Inmetro, o carro faz 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada. A autonomia chega a ser de 800 km enquanto o alcance no modo puramente elétrico é de 40 km.

Já as versões que são equipadas com motor flex, têm embaixo do capô o propulsor 1.3 turbo flex também conta com câmbio automático de seis marchas.

A configuração tem 185 cv de potência e 27,5 kgf,m de torque.  Ele precisa de 9,3 segundos para atingir os 100 km/h e tem velocidade máxima de 206,5 km/h.

Sobre os dados de consumo, o modelo faz 10,3 km/h com gasolina e 7,1 km/l com etanol na cidade. Já na estrada ele faz 11,9 km/l com gasolina e 8,6 km/l com etanol, ou seja, bem abaixo da versão híbrida.

Vale escolher o Jeep Compass híbrido?

A versão híbrida tem como principal diferencial o consumo de combustível. No entanto, essa economia não será imediata uma vez que a diferença de preço ainda é mais de R$ 120 mil no comparativo com a Serie S flex, que entrega basicamente o mesmo nível de acabamento e equipamentos.

Ao levar o aspecto custo-benefício como principal pilar da escolha, as versões flex ainda são as mais atraentes, mesmo que isso signifique perder um pouco de potencia.

Compass híbrido
Jeep Compass híbridos (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar