VW Tayron virá ao Brasil com outro nome para bater de frente com BYD e GWM
VW Tayron virá ao Brasil com outro nome para bater de frente com BYD e GWM. Veja o que já sabemos sobre o SUV topo de linha da marca.
O VW Tayron será a nova aposta da marca alemã para concorrer com os SUVs da BYD e GWM. O modelo que vai substituir a atual geração do Tiguan (ainda não sabemos se vai se chamar Tayron ou Tiguan) vai “dar as caras” por aqui em 2026 com o motor fabricado em São Carlos (SP).
Independente do nome, a chegada do novo SUV ao Brasil, que terá opções de motorização híbrida, é uma resposta da montadora para competir neste segmento de eletrificados, que tem sido dominado pelas marcas chinesas.
Como é o VW Tayron?
Apresentado no Salão de Paris no final do mês passado, o Volkswagen Tayron é o SUV de 7 lugares global da marca.
Construído sobre a plataforma modular MQB Evo, a nova geração do Tayron é maior do que o Tiguan All Space com: 4.770 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.791 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 850 a 2.090 litros, de acordo com a configuração.
Já o Tiguan vendido por aqui mede 4.726 mm, 1.859 mm e 1.686 mm, respectivamente, além de 2.789 mm de entre-eixos.
A novidade do Tayron é sua motorização. Nos mercados europeu e asiático, o SUV terá opções de motores micro-híbridos a gasolina, opções turbodiesel e versão híbrida plug-in — todos com quatro cilindros.
O motor 1.5 a gasolina de 150 cv de potência é associado ao conjunto elétrico de 48V que funciona como motor de partida e o alternador, além de auxiliar na velocidade de cruzeiro. Uma função desse sistema permite desativar dois dos quatro cilindros quando a demanda de potência for baixa.
Por se tratar de um carro topo de linha, a VW não poupou equipamentos, como ar-condicionado de suas zonas, cortinas de proteção solar, central multimídia de até 15 polegadas, dependendo da configuração, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, placas de carregamento por indução, assim como avançados recursos de ADAS (sistema de assistência ao motorista).
Outras novidades
Além do Tayron, a Volkswagen pretende lançar (e trazer de volta) alguns modelos de sucesso da marca. Talvez o mais aguardado seja o hatch Golf, que saiu de linha em 2020 e também deve aparecer com motorização híbrida.
Também estão previstos o sedan Jetta GLI e o SUV Taos já para o segundo semestre de 2025. Por fim, o já anunciado Nivus GTS chega este ano.
O que achou do Tayron e dos lançamentos da VW para este ano? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.