VW Tarok tem data para chegar; modelo deve ser concorrente da Fiat Toro

A categoria das picapes compactas-médias ainda está engatinhando. Hoje, apenas dois modelos estão sendo vendidos. Mas a situação pode mudar nos próximos anos. A VW Tarok pode chegar nos próximos anos por aqui.

De acordo com empresa de consultoria internacional IIHS Markit, ela começará a ser fabricada no ano de 2025. Ou seja a rival da  Fiat Toro e da Renault Oroch irá demorar um pouco mais de tempo para chegar. Quem ficaria responsável pela fabricação deste modelo seria a planta da montadora alemã na Argentina.

VW Tarok
VW Tarok Concept (Foto: Divulgação/Volkswagen)

VW Tarok tem data para chegar; modelo deve ser concorrente da Fiat Toro

Este carro gera bastante expectativa na mídia especializada e nos fãs da marca. Mesmo não existindo informações mais concretas. Um dos fatores que aumentaram a curiosidade foi a aparição do seu protótipo durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. No mesmo ano, esteve em Frankfurt também. O modelo pintado na cor azul foi um dos destaques do estande da marca.

A VW Tarok pode ser produzida sobre uma base conhecida. De acordo com o site especializado “Auto Segredos”, a picape será mais um veículo que usará a plataforma MQB – usada em outros veículos do grupo. Além de ser bastante próxima do SUV Taos. Hoje, ele é a principal aposta da marca na categoria dos jipes médio.

VW Amarok (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Este mesmo site ainda estipula que a nova picape poderá ser feita no mesmo lugar da Amarok. A atual picape surgiu na década passada. Os modelos dela que são vendidos por aqui estão sendo fabricadas em General Pacheco, cidade próxima a Buenos Aires.

O mesmo local que a VW Taork poderá ser feita. No caso, a picape maior da marca deixaria de ser fabricada até junho de 2025 (fim do primeiro semestre).

Leia mais: Novo VW Taos passa fazer parte dos carros por assinatura da VW

VW Tarok
VW Tarok Concept (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Outro ponto do carro que é uma verdadeira incógnita é o visual. Este modelo exibido no Salão de São Paulo estava bastante parecido com o mais recente modelo da Volks. Neste caso estamos falando dos faróis e da grade com iluminação. A expectativa é que boa parte do seu desenho realmente venha do Taos. Claro, sempre com mantendo a identidade visual em vigor na marca.

Conjunto mecânico

VW Tarok
VW Tarok Concept (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Este mistério aumenta quando falamos do conjunto mecânico da VW Tarok. A grande aposta da imprensa especializada para as versões movidas a diesel é o motor 2.0 TDI (quatro cilindros). Este propulsor é um dos usados pela Amarok. Pelo menos nela, ele pode gerar uma potência máxima de 180 cv e torque de 42,8 kgfm. O conjunto mecânico ainda ia contar com o tração integral 4Motion e câmbio automático de oito marchas.

Vale lembrar que o modelo exibido no último Salão do Automóvel de São Paulo estava equipado com o motor 1.4 TSi Flex. Ou seja, poderia fazer parte do portfólio de motores dela. Mesmo tendo querendo lançar seis modelos híbridos flex no Brasil, não dá para dizer que a nova picape estaria entre eles.

Mercado de picapes médias – compactas irá pegar fogo

Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

A VW Tarok é apenas uma das picapes compactas-médias que poderão ser vistas em terras brasileiras. Este nicho pode crescer bastante nos próximos anos. Hoje, quem lidera este mercado é a Fiat Toro. Mas a Renault Oroch também está aí e busca um espaço no coração dos brasileiros.

Um modelo que já foi confirmado foi a Ford Maverick. Quem disse isso foi Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, em entrevista a Folha de São Paulo. Seu lançamento deve ser em 2022.

Já a Chevrolet Montana ainda não tem data para ser lançada. Recentemente, ela teve seu teaser lançado pela empresa. O que se sabe é que ela será feita em São Caetano do Sul-SP.

(Com informações de Auto Mobi)

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar