VW Saveiro até tenta, mas vende metade da rival Fiat Strada
A Fiat Strada mantém a liderança de vendas no acumulado do ano, superando a VW Saveiro em mais de 50%. Descubra os motivos por trás da hegemonia da picape da Fiat.
No acirrado mercado de picapes compactas no Brasil, a Fiat Strada segue soberana, mantendo uma distância considerável de sua principal concorrente, a Volkswagen Saveiro. Os números de vendas do acumulado do ano de 2025, divulgados pela FENABRAVE, mostram que a Saveiro, apesar de seus esforços, ainda vende menos da metade do que a líder de mercado.
VW Saveiro até tenta, mas vende metade da rival Fiat Strada
A Fiat Strada encerra o acumulado do ano com impressionantes 62.697 unidades vendidas, firmando-se como a picape mais emplacada do país e, por consequência, o veículo mais vendido no geral. Esse domínio não é recente; a Strada tem mantido a liderança de vendas por anos consecutivos, consolidando-se como a queridinha dos brasileiros.
O sucesso da Strada pode ser atribuído a uma combinação de fatores. Em termos de motorização, ela oferece opções versáteis: o confiável 1.3 Firefly flex, que entrega até 107 cv e 13,7 kgfm de torque (com etanol), e o mais recente 1.0 Turbo 200 flex, que atinge 130 cv e 20,4 kgfm de torque (com etanol), ambas com opções de câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT.
Essa diversidade de motores e a oferta de cabine simples e dupla (com 4 portas, um diferencial importante) ampliam seu apelo para diferentes perfis de consumidores, desde o uso profissional até o familiar.
A Fiat também soube posicionar a Strada no mercado com uma percepção de robustez, economia de combustível e uma rede de concessionárias capilarizada, além de um forte apelo ao design moderno e atualizado. Os preços da Strada começam em torno de R$ 111.990 para as versões de entrada Cabine Plus 1.3 e chegam a cerca de R$ 146.990 para as versões topo de linha com motor turbo e cabine dupla.
Saveiro se esforça
A Volkswagen Saveiro aparece em segundo lugar no segmento de picapes compactas no acumulado do ano, com 29.147 unidades vendidas. Embora seja um número expressivo para o segmento, ainda representa menos da metade das vendas da Strada.
A Saveiro conta com um único motor, o 1.6 MSI flex, que entrega até 116 cv e 16,1 kgfm de torque (com etanol), sempre acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. Diferente da rival, a Saveiro não oferece opção de câmbio automático ou de motorização turbo, o que pode ser um ponto fraco em um mercado que valoriza cada vez mais essas características.
Em termos de percepção de mercado, a Saveiro é vista como uma picape robusta e confiável, ideal para o trabalho, com boa durabilidade e custo de manutenção.
A Volkswagen tem se esforçado para modernizar o modelo, com atualizações no design e mais equipamentos em suas versões, incluindo itens como freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampa. No entanto, a falta de uma opção de cabine dupla com quatro portas, como a Strada oferece, limita sua versatilidade para famílias.
Os preços da Saveiro variam, com a versão Robust CS 1.6 partindo de cerca de R$ 109.490 e a Extreme CD 1.6 chegando a aproximadamente R$ 130.490.
O Que explica a diferença?
A grande diferença nas vendas pode ser explicada por alguns fatores-chave:
-
Motorização: A oferta de um motor turbo e a opção de câmbio automático na Strada atendem a uma fatia crescente do mercado que busca mais desempenho e conforto.
-
Versatilidade de Cabine: A Strada com cabine dupla de 4 portas oferece mais praticidade para o uso familiar, enquanto a Saveiro ainda aposta em configurações de duas portas.
-
Percepção de Inovação: A Fiat tem investido pesadamente na modernização da Strada, incluindo novos recursos e design, mantendo-a constantemente no radar dos consumidores.
Enquanto a Saveiro continua a ser uma opção sólida para quem busca uma picape robusta e confiável para o trabalho, a Fiat Strada demonstra que a inovação, a versatilidade e a adaptação às novas demandas do consumidor são fundamentais para manter a liderança no concorrido mercado brasileiro.
Deixe seu comentário! Qual picape compacta você prefere: Fiat Strada ou VW Saveiro? Compartilhe sua opinião sobre o que faz a diferença na escolha dos consumidores!
Leia também: Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.