VW paralisa produção em fábrica de SP por 10 dias

Mais uma fábrica de automóveis terá suas atividades paralisadas por conta da falta dos semicondutores. Nesta última segunda-feira (30/08), a VW anunciou que concedeu férias coletivas para 800 funcionários de sua fabrica localizada em Taubaté-SP. A duração será de dez dias. O local é responsável pela produção do Gol e do Voyage.

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Foto: Divulgação/VW)

VW paralisa produção em fábrica de SP por 10 dias

A informação é do site especializado “Automotive Business”. De acordo com ele, este número é menor que o esperado. A expectativa anterior era que a medida seria válida para 2 mil colaboradores da planta. Agora, apenas um turno entrou de férias coletivas.

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté-SP disse ao portal que 2,4 mil trabalhadores do local continuam trabalhando normalmente. Como estas férias são de dez dias, a expectativa é que as atividades desta fábrica voltem ao normal no próximo dia 9. Enquanto isso, a montadora alemã diz que suas outras três fábricas continuam operando normalmente.

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As coisas não andam muito fáceis para a Volkswagen. Várias fábricas espalhadas pelo mundo sofram com a falta do componente eletrônico. Sem falar que a pandemia da Covid-19 também está atrapalhando.

Isso porque a Malásia, onde estão localizados muitos dos fornecedores da peça, decretou recentemente um lockdown. Ou seja, as fronteiras tiveram que ser fechadas.

E esta crise atingiu fortemente a fábrica em questão. Esta será a terceira vez em que os funcionários da planta de Taubaté-SP entrarão em férias coletivas. A primeira aconteceu no dia 7 de junho.

Depois, em 12 de julho, os trabalhadores tiveram férias coletivas concedidas por quase um mês. A última aconteceu no dia 6 de agosto, quando 800 pessoas ficaram de férias coletivas até o dia 16.

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No local são feitos dois dos veículos mais conhecidos da VW. Tanto as unidades da sexta geração do Gol quanto do Voyage saem do local. E estamos falando de dois dos carros mais baratos da montadora. Sem falar que ambos possuem um bom volume de vendas.

Em comunicado ao “Automotive Business”, a marca diz que ela vem trabalhando com a matriz (e fornecedores) para reduzir os efeitos da falta de semicondutores.

Não é só no Brasil

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A falta de semicondutores já se tornou um problema global. Várias fabricantes já foram afetadas em todo o mundo Por aqui, os trabalhadores da linha de veículos de passeio da Renault em São José dos Pinhais-PR só irão voltar na próxima semana. Toyota e Chevrolet também foi fortemente afetadas.

Já a Volkswagen da Alemanha sofre com o mesmo problema da filial brasileira. Tanto que um de seus veículos elétricos tiveram as vendas suspensas em diversos mercados do Velho Continente. Estamos falando do ID.3 Pure. Esta é a versão de entrada do compacto

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De acordo com o site InsideEVs, o automóvel já não está mais no configurador da marca. O modelo custa a partir de 32 mil euros e traz sob o capô um motor elétrico de 150 cv. Sua autonomia é de 330 Km (ciclo WLTP).

A montadora comentou a situação à agência de notícias Reuters: “Atualmente esperamos que o fornecimento de chips no terceiro trimestre seja muito volátil e apertado. Não podemos descartar novas mudanças na produção.”.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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