VW lança nova versão para comemorar aniversário de 40 anos do Golf GTI
Edição Clubsport será exibida no Salão de Frankfurt no final de setembro
Prestes a completar 40 anos, no início de 2016, o Golf GTI ganhará a versão Clubsport. A novidade será mostrada por completo na 66ª edição do Salão Internacional de Frankfurt, que começa no dia 19 deste mês.
Caracterizada com “o mais poderoso GTI já produzido”, o modelo contará com motor TSI de injeção direta de combustível e turbocompressor que desenvolve até 265 cv de força, 45 cv a mais do que o vendido no Brasil. E isso não é tudo. Ao acionar a função overboost, ele ganha mais 10% de potência durante 10 segundos e atinge 290 cv.
LEIA MAIS: Volks testa esportivo plug-in híbrido Golf GTE no Brasil
No quesito aceleração, o carro vai de 0 a 100 k/h em 6 segundos na versão equipada com câmbio manual de seis marchas. Na automática DSG, também de seis marchas, são 5,9 segundos. Já a velocidade máxima ficou em 250 km/h e a autonomia em 14,5 km/l com câmbio manual e 15 km/l com transmissão automática.
A edição comemorativa ganhou modificações no desenho, na aerodinâmica e na lista de equipamentos. Mais esportivo, o design conta com diferenças no para-choque dianteiro, no apêndice lateral, no difusor traseiro e no aerofólio. Outra inovação são as rodas de liga leve aro 18 forjadas exclusivamente para o modelo. Na pintura, a cor “Oryx White” é a que mais chama a atenção. O teto, nesta, é pintado de preto.
Outros detalhes fazem a versão comemorativa lembrar a primeira geração do GTI original. O principal é a larga faixa preta na lateral entre os arcos de roda dianteiro e traseiro, na altura do para-choque. Ela homenageia o carro de 1976 da montadora alemã.
O interior ganha destaque com o revestimento dos bancos – tipo concha – em tecido xadrez e com a manopla de câmbio em formato de bola de golfe. Há também faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40” no painel, console central e portas. Para finalizar, o volante conta com revestimento Alcantara e os tapetes têm detalhes vermelhos, assim como as soleiras das portas.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.