O tradicional evento Sema Show, realizado anualmente, foi o palco escolhido pela Volkswagen para a apresentação do protótipo Jetta GLI Performance Concept. Com a primeira geração lançada em 1984, o sedã da VW compartilha a plataforma com o Golf e já alcançou diversos mercados pelo mundo.
Com quase quatro décadas de história, a montadora, através do Centro de Design da Volkswagen na Califórnia, desenvolveu o Jetta GLI preparado como um exercício de Design.
Novidades do VW Jetta GLI Performance
O destaque do conceito Jetta GLI Performance com certeza é sua motorização e potência. Com base no motor 2.0 turbo EA888 Gen 3 da Volkswagen, a Racing Line adicionou um pacote de desempenho baseado com o novo turbo IS38. As modificações fizeram a potência saltar dos 230 cv originais para 355 cv ao todo. Já o torque máximo pulou de 35,7 kgm para expressivos 51,4 kgfm.
VEJA TAMBÉM
Construído a partir de um Jetta GLI Autobahn 2022 com câmbio manual de seis marchas – opção não disponível para o GLI no Brasil –, o Jetta GLI preparado para o Sema Show traz para-lamas dianteiro e traseiro alargados, além de um para-choque dianteiro personalizado, que possui entradas de ar maiores. As rodas são de 20 polegadas e têm desenho aerodinâmico.
Para garantir que a maior potência do Jetta GLI preparado não influencie na dirigibilidade do esportivo, o carro conta com o kit de suspensão helicoidal TrackSport, projetado a partir de tipicamente encontrados em carros de corrida mais completos.
O Jetta GLI Performance Concept, com visual único e motor apimentado, continuará em exposição no Sema Show 2022 até sexta-feira (4). Outros carros, como o Ram 1500, ganharam destaque no evento por apresentarem novos conceitos customizados.
O diretor sênior do Volkswagen Design Center da Califórnia, Reto Brun, comentou sobre a experiência de desenvolver o projeto.
“O Jetta GLI foi uma oportunidade para nossa equipe aproveitar a nossa paixão pelo automobilismo e criar uma visão ainda mais expressiva e emocionante do que o veículo em produção já é. O design alargado dá ao GLI a postura que todo entusiasta sonha e o tratamento gráfico que sublinha sua natureza mais agressiva, incorporando elementos de GLI clássicos”, afirma o executivo da VW.