VW Golf elétrico? Quase isso! Marca revela protótipo ID. GTI

A família VW ID. de carros 100% elétricos será a grande estrela do estande da Volkswagen na IAA Mobility 2023, o principal salão automotivo europeu, que abre suas portas para o público nesta terça-feira (5) em Munique, Alemanha. A novidade fica por conta do protótipo ID. GTI, que fará as vezes de um VW Golf elétrico.

Veja detalhes sobre o novo VW Golf elétrico, o ID. GTI

VW Golf elétrico? Quase isso! Marca revela protótipo do ID. GTI
VW ID. GTI faz estreia mundial em Munique, nesta semana (Foto: Divulgação/VW)

A estreia mundial do protótipo acontece exatamente 48 anos após a première do primeiro Golf GTI no IAA em Frankfurt.

No IAA Mobility 2023, a Volkswagen dará impulso adicional à sua ofensiva elétrica: até 2027, a montadora alemã lançará onze novos modelos totalmente eléctricos e assim oferecerá a mais ampla gama na Europa – desde um carro compacto com preço inferior a 25.000 euros até minivans para a família, caso da VW ID. Buzz, a Kombi elétrica. 

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E no futuro próximo, segundo a fabricante, também haverá versões esportivas GTI de modelos da família ID. O ID. GTI Concept apresentado em Munique é baseado no ID. A 2all1, lançado pela marca em março último.

Design esportivo 

VW Golf elétrico? Quase isso! Marca revela protótipo do ID. GTI
Cor Mars Red é a mesma do VW Golf GTI original (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O GTI Concept é mais do que apenas um protótipo – “é o primeiro vislumbre do emocionante futuro do GTI porque o seu desenvolvimento em série já foi decidido”, segundo a Volkswagen.

Na frente, o ID. GTI tem a característica exterior mais significativa e conhecida de um GTI: o contorno vermelho da grade do radiador, que neste caso está quase completamente fechada. 

A linha vermelha é estreita, mas ainda assim marcante. Abrange toda a largura do modelo, abaixo dos faróis de matriz LED IQ.Light. O logotipo GTI em letras vermelhas está integrado na linha à direita.

Os próprios faróis são enquadrados por uma barra de LED horizontal. Um módulo matricial é incorporado em cada farol. O emblema da Volkswagen é iluminado em branco.

E como acontece com todos os GTI anteriores, o design inclui proporções poderosas de uma carroceria bem apoiada sobre as rodas.

O GTI Concept possui características dinâmicas  típicas de carros esportivos de classes de preços completamente diferente.

O VW ID. GTI Concept apresenta as seguintes dimensões 4.104 mm de comprimento, grande distância entreeixos de 2.600 mm, 1.499 mm de altura e 1.840 mm de largura. 

O modelo é emoldurado por grandes rodas de liga leve de 20 polegadas com pneus de desempenho 245/35.

As opções de cor são Diamond Silver Metallic e Mars Red, ambas tonalidades da primeira geração do Golf GTI.

Cuidado aerodinâmico e rodas especiais

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Rodas especiais se destacam no desogn do VW ID. GTI (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O design do para-choque do GTI é inspirado no automobilismo. Possui um divisor frontal preto dominante no meio.

Acima está a entrada de ar com a estrutura em favo de mel típica de um GTI (desde a quinta geração).

Nas laterais, os designers incorporaram luzes diurnas verticais de LED nas cortinas de ar com moldura preta do para-choque dianteiro. 

As cortinas de ar direcionam o fluxo de ar para as carcaças das rodas e depois para fora de maneira direcionada, a fim de otimizar o desempenho aerodinâmico e resfriar os freios.

O divisor dianteiro baixo e as luzes diurnas verticais em LED fazem com que o veículo-conceito pareça abraçar a estrada. 

As extensões alargadas da carcaça das rodas em preto fosco são outra característica do GTI. As rodas de liga leve de 20 polegadas do GTI Concept foram projetadas especificamente para o modelo.

Possuem oito raios duplos e um impressionante círculo de oito aberturas.

E as superfícies internas dos aros das rodas são pretas, enquanto as bordas das oito aberturas têm acabamento polido de alto brilho.

Designs de rodas distintos – como o lendário aro Pirelli do Golf GTI I e o aro Denver do Golf GTI V – estão tradicionalmente entre as características de um GTI.

Desempenho empolgante

A potência e o torque máximos estão disponíveis com a velocidade extremamente rápida típica dos veículos elétricos.

Os mundos ID. GTI Concept e do Golf GTI turbo se encontram quando se trata de transmissão de potência para o eixo dianteiro.

Isso ocorre porque um bloqueio do diferencial do eixo dianteiro é usado exatamente no carro elétrico como no modelo à combustão. 

A Volkswagen ainda não divulgou, porém, informações exatas sobre a motorização do modelo.

Design interior segue o do GTI pioneiro

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Padronagem dos bancos remete ao Golf GTI original (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O primeiro GTI gerou entusiasmo em 1976 com o seu design interior específico.

Naquela época, bancos esportivos com padrão xadrez, volante de três raios com amortecedor de baixo impacto e manopla de câmbio em formato de bola de golfe foram os elementos que transformaram um Golfe em um GTI. 

Isto também funciona em 2023 – mas de uma forma completamente diferente.

O volante de três raios do VW ID. GTI Concept está equipado com um airbag.

Os dois raios horizontais do volante multifuncional acomodam, cada um, um botão giratório de fácil manuseio e dois botões.

Entre outras coisas, o condutor utiliza-os para controlar os instrumentos digitais configuráveis individualmente, o head-up display de realidade aumentada e funções como o volume do áudio. 

Como a caixa de câmbio automática é operada por meio de um interruptor na coluna de direção, os projetistas transferiram o design de bola de golfe da manopla de câmbio do primeiro GTI para o multifuncional GTI Experience Control no console central.

Esse último é utilizado para controlar os diferentes perfis de condução e a aparência individual.

Muita tecnologia a bordo

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Head-up display tem imagem imensa no para-brisa (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Os designers e engenheiros tomaram uma nova abordagem com o head-up display de realidade aumentada.

Projeta um novo espectro de dados no para-brisas – e agora não apenas para o condutor, mas também para o passageiro dianteiro. 

Isto significa que os mundos virtual e real são fundidos para o ‘co-piloto’, bem como a bordo do veículo-conceito.

No modo de condução padrão, informações como a velocidade ou a autonomia atual são projetadas na frente do motorista e do passageiro dianteiro.

Nesta configuração básica, a cor branca GTI Silver Drive é utilizada para iluminação de fundo e displays.

O display sensível ao toque de 12,9 polegadas do sistema de infoentretenimento traz gráficos intuitivos e estrutura de menu.

O mesmo se aplica ao bloco de ar-condicionado localizado sob essa tela. As principais funções do ar-condicionado são controladas por botões iluminados. 

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Tela do sistema de infoentretenimento tem 12,9 polegadas (Foto: Divulgação/Volkswagen)

No meio do bloco do ar-condicionado – facilmente acessível tanto para o condutor como para o passageiro da frente – existe um pequeno botão prático para ajustar o volume do sistema de infoentretenimento. 

Localizadas um nível mais abaixo estão duas grandes interfaces de carregamento indutivo para smartphones, que são travadas magneticamente na posição.

Várias portas USB do tipo C foram distribuídas pelo interior do veículo, fornecendo energia para smartphones.

Todos os dispositivos maiores podem ser alimentados por uma tomada de 230 V.

Os bancos esportivos que eram uma característica do primeiro VW Golf GTI e os bancos ergonômicos também chamam a atenção no novo ID. GTI.

Suas superfícies internas apresentam um padrão xadrez GTI reinterpretado. O tecido se chama Jack-e (em vez de Jacky, nome usado para o tecido no Golf GTI VI). 

O encosto do banco do condutor está equipado adicionalmente com um sensor de pulsações (GTI Heartbeat) – um elemento LED pulsante vermelho.

Quando o modelo é travado com o controle remoto, isso ativa o alarme antirroubo e o GTI Heartbeat visível do exterior sinaliza ao motorista que o veículo está seguro.

Tem mais sobre a marca aqui: Caiu de novo? Hatch da VW perde a liderança de mercado, descubra para quem

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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