Após quatro décadas de história e produção ininterrupta no mercado nacional, o VW Gol dará adeus ao Brasil. Para marcar a despedida do veículo, a marca apresenta a edição especial Gol Last Edition, limitada a mil unidades. Veja a seguir todos os detalhes da série numerada.
VW Gol Last Edition marca o fim de produção do hatch
Há tempos o fim do VW Gol era especulado. Agora, trata-se de um fato confirmado oficialmente pela Volkswagen. O hatch, que está em produção no mercado brasileiro desde 1980, terá como última edição a série “Last Edition”, limitada a mil unidades numeradas.
A marca ainda não revelou todos os detalhes do VW Gol Last Edition, como o preço, que será divulgado nas próximas semanas. A estimativa é que a tabela fique ao redor dos R$ 100 mil.
VEJA TAMBÉM
Como curiosidade, o carro que chegou para ser o substituto do VW Fusca, é o modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do mercado nacional.
A versão especial de despedida do veículo foi desenvolvida pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
Todas as mil unidades do VW Gol Last Edition já estão prontas e em breve chegam às concessionárias da marca. Já o VW Gol “tradicional” segue em produção até o fim de dezembro, quando finalmente terá produção encerrada, em definitivo.
O que muda no VW Gol Last Edition?
Alguns flagras recentes já adiantaram as imagens agora divulgadas pela marca. A carroceria recebe a cor vermelho Sunset (inédita para o Gol), a mesma já usada por outros veículos da montadora alemã, como os SUVs Nivus e T-Cross.
O VW Gol Last Edition também possui um apelo esportivo graças aos adesivos na lateral do veículo, as rodas de 15” com acabamento na cor preta – mesmo tom aplicado à grade e ao pequeno spoiler acima da tampa do porta-malas.
Já as lanternas são interligadas por uma faixa em preto, que harmoniza com o detalhe do para-choque traseiro também em preto e remete ao Gol GT Concept, de 2016. As maçanetas, retrovisores externos, a coluna central e as caixas de roda também aparecem na mesma tonalidade escura.
Interior traz acabamento exclusivo e plaqueta numerada
Assim como a parte externa do veículo, o interior também recebeu um trabalho especial. Os bancos exclusivos aparecem em dois tons, com costura vermelha aparente, justamente para harmonizar com o novo exterior. Tais detalhes também podem ser vistos no volante em couro e coifa da alavanca de câmbio.
No quesito equipamentos, o hatch deve adotar os itens do pacote Urban, que hoje é ofertado como opcional na única configuração vendida do hatch. Ele inclui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisor com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo e central multimídia de 6,5”, com pareamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
Motorização da versão MPI
Hoje, o VW Gol é ofertado em uma única versão, a MPI, e ela é a base para o desenvolvimento da edição de despedida. Dessa forma, ainda que a Volkswagen não tenha confirmado oficialmente, o Gol Last Edition deve manter o motor 1.0 MPI aspirado, de três cilindros, que rende até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Aliado a este motor está o câmbio manual de cinco marchas.
VW Polo Track irá substituir o Gol em 2023
A versão mais básica do Polo, veículo que foi apresentado recentemente no mercado brasileiro, será a sucessora do Gol no Brasil. O inédito Polo Track chega no início de 2023 e, conforme já adiantou a Volkswagen, terá o mesmo preço do Gol quando dotado das rodas de 15” e o pacote Media Plus, ambos opcionais no atual veículo de entrada.