VW Fox 1.6 ou Hyundai HB20 Sense 1.0: qual carro de R$ 60 mil é melhor?

Os preços de vários produtos não param de crescer. Há pouco tempo atrás, os hatches populares custavam na faixa dos R$ 40 mil reais. Agora, a maioria está bem próximo dos R$ 60 mil. Dentre eles, estão o VW Fox 1.6 e o Hyundai HB20. Dois carros que possuem projetos nacionais e um bom volume de vendas. Qual deles é o melhor?

VW Fox 1.6 ou Hyundai HB20 Sense 1.0

Uma coisa que une os dois lados deste comparativo é o fato de serem veículos feitos para o Brasil. O da montadora alemã foi lançado em 2003 e até na Europa foi vendido. Enquanto isso, o coreano foi o primeiro veículo a ser fabricado pela planta da marca sul-coreana em Piracicaba-SP.

Foto: Divulgação/Hyundai Motors do Brasil

Na linha 2021, preços são quase parecidos, mas com diferenças no conjunto mecânico. O VW Fox 1.6 Connect está custando a partir R$ 58.770. Ele traz um motor flex que pode gerar 101 cv (gasolina) ou 104 cv (etanol) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (etanol) a 2.500 rpm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 (gasolina) ou 10,5 (etanol) e tem velocidade máxima de 183 km/h (gasolina) e 184 km/h (etanol).

Enquanto isso, o Hyundai HB20 Sense tem preços a partir de R$ 61.290. Seu propulsor Kappa 1.0 tem potência máxima 75 cv usando gasolina (ou 80 cv usando etanol) a 6.000 rpm e torque de 9,4 kgfm usando gasolina (ou 10,2 kgfm usando etanol) a 4.500 rpm. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 15,4 (gasolina) ou 14,5 (etanol) e sua velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 161 km/h (etanol).

Foto: Divulgação/Hyundai Motors do Brasil
Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Como estamos falando dois hatches, os dois possuem medidas semelhantes. Deu um lado, o HB20 pode carregar 300 litros no porta-malas. Já o Fox, 270 litros.

Consumo

Como todos devem saber, consumo é um dos fatores decisivos na hora da compra do carro. E o Hyundai é quem leva vantagem por aqui. Segundo dados do Inmetro, ele faz na cidade 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol). Enquanto isso, ele faz na estrada 14,6 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol).

Apesar de ser o segundo por aqui, o Fox Connect não faz feio: 11,6 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) em trechos de estrada.

Itens de série

Mesmo sendo carros com preços acessíveis, eles possuem pacotes de equipamentos iniciais bastante interessantes.

Foto: Divulgação/Volksagen do Brasil

Por ser a única configuração disponível, o carro da Volkswagen combina itens de tecnologia e segurança. Dentre eles, podemos destacar: freios ABS com EBD, direção elétrica, computador de bordo I-System, airbag duplo, ar-condicionado, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, sistema multimídia touchscreem com App-Connect e volante multifuncional.

Foto: Divulgação/Hyundai Motors do Brasil

Já o veículo de entrada da Hyundai traz uma lista mais tímida, porém eficiente. Destaque para o ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS com EBD, airbag dupla e o rádio blueAudio.

Conclusão

Está buscando o primeiro carro ou um carro 0km com bom custo-benefício? VW Fox e Hyundai HB20 são boas opções. Porém, o automóvel da marca alemã leva vantagem por ter um preço menor, motor ligeiramente mais forte e um conjunto de equipamentos de série mais completo.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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