VW e-Delivery: caminhão elétrico nacional amplia capacidade de carga

Lançados há pouco mais de um ano no mercado, os caminhões VW e-Delivery ampliaram sua capacidade de carga útil em até 10%, tornando-os os maiores de seus segmentos. Também agregaram um pacote mais tecnológico e vão estrear uma nova central multimídia, novos faróis com luzes de condução diurna (DRL) em LED, sistema de alerta de frenagem, suporte para celular, entre outros itens.

Saiba mais sobre a atualização do caminhão elétrico VW e-Delivery

Primeiro caminhão elétrico do Brasil já está em produção pela VW
VW e-Delivery (Foto: Divulgação/VWCO)

A família VW e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total (PNT) agora passa a 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg. 

Isso representa um ganho de 10% e coloca o caminhão elétrico ao posto de maior de seu segmento. Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg, a mais elevada de sua categoria em elétricos no País.

VEJA TAMBÉM

Desde sua estreia oficial no mercado, já foram produzidas mais de 350 unidades do VW e-Delivery, que vão atuar nas mais variadas aplicações. De distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo, o caminhão elétrico da VW prova a versatilidade que é marca registrada dos modelos da marca.

O veículo está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico. Uma versão como caminhão prancha, por exemplo, é a responsável por entregar os veículos elétricos da Audi para seus clientes. O próximo destino é internacional.

Volkswagen inicia exportação de caminhão elétrico (Foto: Divulgação/VWCO)

No mês de outubro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, do Brasil, deu início às exportações do VW e-Delivery. Para tanto, o modelo passou com sucesso por testes de altitude de até 4.000 metros no México. Desde o fim do ano passado, o veículo está em tour internacional, com apresentações em diversos países da região. 

As atividades no exterior ocorrem em parceria com os importadores da marca para demonstrações nas diferentes condições de aplicação na América Latina.

O esforço se soma aos mais de 100 tipos de testes, enfrentando provas severas em pistas especiais, além de imersão em tanque de água simulando áreas alagadas. Nessa jornada – submetido a temperaturas extremas de -20°C a 55°C e avaliações de interferências eletromagnéticas, entre outras situações – o caminhão elétrico percorreu o equivalente a cerca de 400 mil km para comprovar sua eficiência e confiabilidade em todo tipo de condição.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar