Volkswagen do Brasil inicia as exportações de caminhão elétrico

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), do Brasil, deu início às exportações do VW e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido na América Latina. Cinco unidades do veículo acabam de desembarcar no México para atuar na distribuição de bebidas do Grupo Modelo. 

Com as novas unidades do caminhão elétrico, o Grupo Modelo, pertencente à gigante mundial Anheuser-Busch InBev – conglomerado mundial resultante da fusão da brasileira Ambev com a belga Interbrew – continua a expandir sua frota com veículos da marca, consolidando a aliança comercial entre as duas empresas. 

Antes das exportações, caminhão elétrico passar por bateria de testes

O caminhão elétrico VW e-Delivery (Foto: Divulgação/VWCO)

A VWCO já responde por mais de 900 veículos do Grupo Modelo. Somente neste ano, a cervejeira adquiriu 298 novos caminhões.

“Alavancamos nossa estratégia de eletromobilidade em tecnologia e inovação, e o fazemos por meio de alianças estratégicas com empresas tão relevantes quanto a Volkswagen”, afirma Sergio Valadez, diretor de Logística T2 do Grupo Modelo. 

“A redução de emissões é uma prioridade que temos, com metas claras estabelecidas para 2025 e 2040, por isso continuamos trabalhando duro para ser cada dia mais amigáveis com nosso planeta”, declara o executivo.

Giovanni Juárez, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da VWCO no México, destaca os testes que foram realizados com o VW e-Delivey.  “Estamos muito felizes e ao mesmo tempo comprometidos com a entrega das primeiras unidades 100% elétricas no México ao Grupo Modelo”, comenta.

Antes de dar início ao plano de exportações, o VW e-Delivery passou com sucesso por testes de altitude de até 4.000 metros no México. Desde o fim do ano passado, o caminhão elétrico está em tour internacional, com apresentações em diversos países da região. As atividades no exterior ocorrem em parceria com os importadores da marca para demonstrações nas diferentes condições de aplicação na América Latina.

O esforço se soma aos mais de 100 diferentes tipos de testes para um lançamento seguro e responsável, enfrentando testes severos em pistas especiais, além de imersão em tanque de água simulando áreas alagadas. 

Nessa jornada, que incluiu desde temperaturas extremas de -20°C a +55°C até avaliações de interferências eletromagnéticas, o VW e-Delivery percorreu o equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a eficiência e confiabilidade do veículo em todo tipo de condição.

Plano de exportações do caminhão elétrico inclui capacitação de concessionárias (Foto: Divulgação/VWCO)

Em seu plano de internacionalização do caminhão elétrico, a VWCO inclui a capacitação de sua rede de concessionárias, com a formação de especialistas. Dessa forma, mantém a estratégia bem-sucedida adotada no Brasil de garantir a segurança do veículo, tanto em operação quanto em manutenções.

Confira as características do caminhão elétrico VW e-Delivey

Caminhão elétrico e-Delivery faz o transporte do Audi e-Tron (Foto: Divulgação/VWCO)

A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total é de 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg. Isso  alça o caminhão elétrico ao posto de maior de seu segmento. Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg, a mais elevada de sua categoria em elétricos no Brasil.

O caminhão elétrico pode atuar nas mais variadas aplicações – da distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo. O veículo já está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico. 

Uma versão sua como caminhão prancha, por exemplo, é a responsável por entregar os veículos elétricos da Audi para seus clientes. O e-Delivery foi destacado a fazer o transporte oficial do modelo esportivo 100% elétrico Audi e-Tron 0km até seus novos proprietários no Estado de São Paulo, com zero emissões locais de gases poluentes.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar