VW e Audi vão investir US$ 5,8 bilhões na Rivian para produção de carros elétricos

VW, Audi e Rivian levam seus novos veículos elétricos, equipados com a avançada arquitetura zonal da joint venture, para testes de inverno após 1 ano de parceria. Veja os detalhes do acordo de US$ 5,8 bilhões e os primeiros lançamentos.

joint venture formada entre a Volkswagen Group Technologies e a Rivian completa seu primeiro ano de existência com progressos significativos. A colaboração, criada com um acordo de US$ 5,8 bilhões, visa desenvolver uma nova arquitetura de computação zonal e um software avançado que será o cérebro de todos os futuros veículos elétricos do Grupo VW (incluindo Volkswagen, Audi e a nova marca Scout).

VW e Audi vão investir US$ 5,8 bilhões na Rivian para produção de carros elétricos

Em um evento que marcou o aniversário, CEOs das empresas anunciaram que os novos modelos equipados com essa tecnologia pioneira já estão se preparando para a fase de testes de inverno, essencial para validar o desempenho em condições climáticas extremas.

O principal objetivo da parceria é acelerar a transição do Grupo VW para veículos definidos por software, uma área onde a montadora enfrentava desafios e a Rivian demonstrou grande avanço.

A chave é a Arquitetura Zonal, um divisor de águas na engenharia automotiva. Enquanto os carros tradicionais utilizam mais de 100 Unidades de Controle Eletrônico (ECUs) especializadas, a arquitetura zonal utiliza um conjunto menor de ECUs internas capazes de gerenciar múltiplas funções em diferentes áreas do veículo. Essa abordagem reduz drasticamente a complexidade, os custos de coordenação e simplifica a capacidade de aprimorar os veículos de forma confiável por meio de atualizações remotas (Over-The-Air), mesmo após a compra.

Plataforma Rivian para a VW - Foto: Divulgação
Plataforma Rivian para a VW – Foto: Divulgação

Lançamentos e Projeções

O trabalho conjunto envolve uma equipe de mais de 1.500 profissionais espalhados por diversos países, como EUA, Suécia e Sérvia.

  • Na Rivian: O primeiro veículo a utilizar a nova arquitetura será o SUV R2 de 2026, seguido pelos modelos menores R3 e R3X, além de versões atualizadas das picapes R1 e R1S.

  • No Grupo Volkswagen: O primeiro a chegar ao mercado será o Volkswagen ID.Every1, um pequeno hatchback elétrico de US$ 22.000, com lançamento na Europa em 2027. O primeiro veículo para o mercado norte-americano será o Volkswagen Golf elétrico, previsto para 2029.

Segundo projeções ambiciosas, a nova plataforma de software e arquitetura deve ser utilizada em cerca de 30 programas de veículos, totalizando até 30 milhões de unidades do Grupo Volkswagen.

O CEO da Rivian, RJ Scaringe, afirmou que o licenciamento da plataforma para a VW foi crucial para que a montadora alemã pudesse competir rapidamente com concorrentes que já dominam essa tecnologia, como Tesla e empresas chinesas.

A parceria VW-Rivian é a resposta para a Volkswagen nos carros elétricos? Diga o que pensa nos comentários!

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.