VW anuncia 1ª encomenda de caminhão autônomo no Brasil

A VWCO anunciou a primeira venda do caminhão autônomo da linha Constellation no País; saiba como funciona o modelo que não exige motorista

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou ter recebido uma encomenda de 20 unidades do seu caminhão autônomo VW Constellation 31.280 8×4. Esta primeira venda foi fechada para o Grupo Vamos, especializado em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos e com ampla rede de concessionárias de novos e seminovos.

A informação foi revelada pelo presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, durante coletiva de imprensa da marca no Salão Internacional do Transporte de Cargas (Fenatran 2022):

“Começamos novamente com o pé direito, celebrando as primeiras vendas desse modelo logo após anunciar seus testes em campo. O Grupo Vamos é o primeiro a adquirir unidades autônomas dos caminhões Constellation, e estamos muito felizes com essa parceria. Esperamos iniciar as entregas desses veículos nos primeiros meses de 2023”

Saiba como funciona o caminhão autônomo da Volkswagen

A tecnologia embarcada no VW Constellation 31.280 8×4 permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de:

  • Manter a trajetória planejada;
  • Controlar a velocidade;
  • Reconhecer as placas de sinalização, obstáculos e pedestres.

Esse conjunto de características propicia “máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação”, segundo a VWCO.

Para isso, o veículo conta com uma direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada.  

Além da caixa de direção com assistência elétrica, está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, “impossíveis de se atingir na condução humana”, de acordo com a montadora.

O controle da velocidade de cruzeiro, também conhecido como piloto automático, é outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação. O sistema determina e mantém a velocidade a ser cumprida na atividade, permitindo também ao motorista alterar, por meio de teclas no painel, os valores de velocidade para mais ou para menos. 

Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo – a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo.

Volkswagen Constellation |Foto: Divulgação/VW

Outro grande diferencial em teste é o exclusivo sistema VWCO de câmeras, que substituem os retrovisores tradicionais e oferecem uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.

A navegação e ajustes do sistema autônomo estão dispostos de forma prática e ergonômica para o motorista dentro da cabine, oferecendo uma interface intuitiva e simples ao operador, para que ele possa extrair o máximo de produtividade na operação.

O desenvolvimento das soluções contou com as parcerias das empresas Raven, para o sistema de geoposicionamento, e BMB, para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros.

O sistema da VWCO está em linha com as novas tecnologias para veículos autônomos.

Trabalho na lavoura de cana

VW Constellation (Foto: Divulgação/VWCO)

O caminhão autônomo VW Constellation 31.280 8×4 vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. 

O sistema de navegação autônoma, aliado aos eixos de bitola larga de 3 metros, assegura um menor dano às mudas, visto que consegue dar maior precisão à operação de colheita –respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.

Os eixos dianteiros contam com capacidade de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo, com peso bruto total (PBT) de 42 toneladas, contando ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. 

Eixos de bitola larga de 3 metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições. O sistema de tração 8×4, somado ao motor de 280 cv de potência, com transmissão automatizada de 12 velocidades, garante alta performance em qualquer terreno, além de conferir maior conforto ao motorista.

O veículo conta ainda com sistema de auxílio para partidas em rampa (HSA). Com o kit canavieiro, o modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no setor sucroalcooleiro, como: 

  • Grade de proteção frontal “quebra mato”; 
  • Escapamento vertical; 
  • Pré-filtro agrícola; 
  • Proteção inferior do radiador “peito de aço”; 
  • Protetor de alternador contra palha; 
  • Protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio); 
  • Tela de proteção do radiador; 
  • Pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal.

“A compra dos caminhões autônomos da Volkswagen incrementará a frota que temos disponível para locação pelo agro, setor em expansão no qual identificamos grandes oportunidades de negócios, afirma Gustavo Couto, CEO da Vamos. “Nós apostamos em tecnologia para levar soluções ao cliente e, por isso, estamos honrados de sermos os primeiros compradores desse modelo da Volkswagen no Brasil.”

Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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