Volvo EX30 apresenta problemas de software e unidades são devolvidas à fábrica

Volvo EX30 apresenta problemas de software e unidades são devolvidas à fábrica. Saiba mais sobre os problemas do carro.

O Volvo Ex30, SUV elétrico compacto da marca sueca, prometia ser uma opção atraente no mercado, combinando estilo e desempenho e um preço relativamente acessível para um carro premium. 

No entanto, o lançamento tem sido marcado por uma série de problemas de software que estão manchando a reputação do modelo e levando alguns compradores a desistirem do carro. 

Volvo apresenta problemas no software e proprietários devolvem o carro - Foto: Divulgação

Volvo apresenta problemas no software e proprietários devolvem o carro – Foto: Divulgação

 

Quais os problemas do Volvo EX30?

Os proprietários compartilham histórias online sobre os defeitos apresentados pelo recém lançado Volvo Ex30. O principal está relacionado à peça central do EX30, que controla diversas funções do veículo. 

A tela simplesmente apaga, trava ou exibe informações incorretas (como hora e autonomia). Além disso, os perfis dos usuários retornam às configurações iniciais ou há falhas nos auxílios ao motorista. 

Ainda há relatos de falhas no carregamento, com o carro não reconhecendo o carregador ou interrompendo o carregamento sem motivo, e os sistemas de freio de emergência que ativam aleatoriamente.

Por fim, mas não menos importante, os botões do volante frequentemente não funcionam.

Volvo EX30 - Foto: Divulgação
Volvo EX30 – Foto: Divulgação

 

Algumas das falhas apresentadas foram tão graves que alguns os proprietários decidiram devolver seus à Volvo e exigir o reembolso integral, segundo apurou o portal britânico Autocar.

Em resposta, um porta-voz da Volvo fez uma declaração: “Reconhecemos que isso não é o que eles esperam de seu carro Volvo e estamos trabalhando para remediar isso o mais rápido possível com o mínimo de inconveniência para nossos clientes”.

“Em um número muito pequeno de casos no Reino Unido, os clientes escolheram exercer seus direitos de consumidor para devolver seus carros. A Volvo Cars se esforça e continua a dar suporte a seus clientes durante toda a jornada de propriedade e, no geral, continuamos encorajados pelo feedback positivo que estamos recebendo dos proprietários.” 

Leia também:

Teste – Conhecemos o Volvo EX30 sensação elétrica de 338 km de autonomia

Ocorre que grande parte das funções do carro, como faróis, espelhos retrovisores e o controle climático são ativadas pelo sistema de infoentretenimento de sua tela sensível ao toque central.

Demanda não diminui

Apesar dos problemas, a Volvo não vai retirar o EX30 de linha, mas prometeu resolver tudo antes da chegada da versão 2025 prevista para 8 de julho. 

Volvo EX30 - Foto: Divulgação
Volvo EX30 – Foto: Divulgação

“O EX30 continua a ser vendido no Reino Unido e, com mais de 4.500 unidades já entregues aos clientes este ano, ele está se mostrando popular, apoiado por uma forte carteira de pedidos”, disse o porta-voz. 

A marca recomenda que os proprietários se dirijam a uma das concessionárias para o recall e que os novos compradores optem por pré-selecionar uma versão MY2025 enquanto o configurador é atualizado.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA