Volvo é a “pedra no sapato” da BYD no mercado brasileiro

Com o crescimento dos veículos elétricos no Brasil, suecos da Volvo e chineses da BYD estão duelando pelo segmento de elétricos a bateria.

Com o crescimento nacional do mercado de veículos elétricos, uma disputa vem se destacando entre os suecos da Volvo e os chineses da BYD pelo segmento de BEVs (totalmente elétricos).

Volvo é a "pedra no sapato" da BYD no mercado brasileiro

Yuan Plus é o principal representante da BYD na concorrência pelo topo dos totalmente elétricos (Foto: Divulgação)

Volvo atrapalha planos da BYD

Que a investida da BYD no mercado nacional de elétricos tem sido muito bem sucedida, disso não há dúvidas.

Porém, o sucesso só não é maior porque como concorrente, a montadora chinesa enfrenta um adversário duro, a Volvo.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em abril, o Volvo XC40 foi o veículo totalmente elétrico a bateria (BEV) mais vendido com 140 emplacamentos.

O XC40 teve resultado superior em 40% ao segundo colocado da categoria, o BYD Yuan Plus, com 83 unidades comercializadas. Foram 57 vendas a mais.

O terceiro colocado entre os BEVs foi outro modelo da Volvo, o C40, o que enaltece a força da montadora e a dificuldade de superá-la no segmento.

O C40 emplacou 53 unidades do cupê compacto que fez a dobradinha com o irmão XC40 no pódio mensal.

”Esmagado” entre os dois elétricos da Volvo, o Yuan Plus, representando a BYD, busca nos próximos meses se distanciar do C40, uma vez que a diferença para o terceiro BEV mais vendido é menor do que a distância para o líder XC40.

A BYD tem ainda a presença do SUV elétrico de 7 lugares Tan no top 10 dos totalmente elétricos. Foram 13 emplacamentos em abril.

Todos os modelos acima estão inseridos no segmento dos veículos totalmente elétricos a bateria que totalizou 564 emplacamentos em abril, 22% a mais que o mesmo período de 2022 quando foram concluídas 461 vendas.

No ranking geral de veículos elétricos, o Volvo XC40 foi o sétimo modelo mais vendido. O BYD Yuan Plus ficou abaixo do top 10 na 17ª posição.

Volvo é a "pedra no sapato" da BYD no mercado brasileiro

Volvo XC40 lidera o ranking de veículos elétricos a bateria (Foto: Divulgação)

Números dos elétricos em abril

Ainda de acordo com a ABVE, o mês de abril consolidou a alta de 51% no acumulado do ano para o setor de veículos elétricos.

Foram 4.793 emplacamentos entre os veículos eletrificados leves só no último mês, repercutindo aumento de 53,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 3.123 unidades.

Tais índices fizeram do último mês, o melhor abril da série histórica coberta pela ABVE.

No quadrimestre já são 19.579 veículos elétricos leves vendidos o que também representa o melhor apanhado de quatro meses na história recente, iniciada em 2012.

No entanto, o mês de abril teve volume de vendas 20% menor do que março devido a quantidade inferior de dias úteis (cinco a menos).

De acordo com a ABVE, para os próximos meses existe a esperança de números ainda maiores para o segmento de veículos elétricos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA