Volvo anuncia investimentos em infraestrutura; XC40 híbrido sai de linha

A Volvo anunciou na manhã desta quarta-feira (15/12) investimentos e parcerias na área de infraestrutura para carros elétricos. Destaque para a instalação de carregadores rápidos em rodovias do País. Além disso, ela também anunciou que o XC40 híbrido sairá de linha no Brasil. Ou seja, a partir de agora, apenas o XC40 elétrico, lançado durante este ano, continuará sendo vendido em terras brasileiras.

Volvo
Foto: Divulgação/Volvo  (Volvo XC40 híbrido sai de linha)

Volvo anuncia investimentos em infraestrutura; XC40 híbrido sai de linha

A eletrificação sempre foi bastante importante para a marca. Hoje, a maioria dos veículos vendidos por ela ou são híbridos ou são 100% elétricos. E, segundo a própria marca, a construção de infraestrutura de carregamento é um dos pilares para a marca dar a confiança necessária para as pessoas se relacionarem com carros híbridos e elétricos. Anteriormente, a marca já tinha instalado 1.000 eletropostos pelo Brasil.

Volvo XC40 híbrido sai de linha
Foto: Divulgação/Volvo

Agora, ela anunciou a instalação de 13 corredores elétricos. De acordo com a fabricante sueca, estes carregadores rápidos de 150 kWh estarão instalados em rodovias de todo o Brasil. Nesta primeira fase (um total de cinco), será coberta uma área equivalente a 3.250 km tendo como ponto de partida a cidade de São Paulo e fazendo ligação com cidades de Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, Baixada Santista e entre outras cidades.

“Com isso, estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos fazerem viagens intermunicipais, e até interestaduais, com seus veículos. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Rafael Ugo, Diretor de Marketing da Volvo Car Brasil, em comunicado.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Foto: Divulgação/Volvo (Volvo XC40 híbrido sai de linha)

Foram investidos R$ 10 milhões nesta primeira fase. A expectativa é que ela já esteja funcionando no começo do ano que vem. Vale ressaltar que estes postos poderão ser usados por dois carros ao mesmo tempo e possuem um plug do tipo 2. Uma boa notícia é que os motoristas de qualquer veículo elétrico a venda poderão usá-los. Não apenas os veículos da Volvo. Este serviço será gratuito.

Volvo e EcoRodovias

Volvo
Foto: Divulgação/Volvo

Muitas pessoas usam seus veículos elétricos (ou híbridos) para viajar. E a Volvo apresentou mais uma novidade para elas. A marca fechou uma parceria com a EcoRodovias e irá instalar 52 Wallbox Volvo de 11 kW nas estradas administradas pela empresa. No caso, estes carregadores de corrente alternada estarão localizados nos 52 postos de Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) e os motoristas também não precisarão pagar para usar.

Ao todo, a concessionária é responsável por nove rodovias. São mais de 3 mil km de estradas. Estes postos podem ser úteis para dar uma carga de emergência. A expectativa da marca é que estes Wallbox Volvo terminem de ser instalados até o mês de fevereiro de 2022.

Volvo XC40 híbrido sai de linha

Volvo
Foto: Divulgação/Volvo

A Volvo não irá mais vender o XC40 Recharge híbrido. A fabricante aproveitou o evento para anunciar também que apenas o XC40 Pure Electric será oferecido a partir de agora. O modelo foi lançado no ano passado e tinha um bom volume de vendas. Agora, os clientes só terão a disposição o modelo totalmente eletrificado. Ele foi lançado em setembro e traz dois motores elétricos (P8 AWD) que produzem 408 cv de potência e 660 Nm.

Já a bateria tem capacidade para 78 kWh. Já a autonomia é de mais de 400 km (ciclo WLTP). Este carro possui um bom conteúdo de série e está custando R$ 389.950. Lembrando que nos primeiros meses de 2022, a marca irá lançar o SUV Cupê elétrico C40. A expectativa é que as vendas da família 40 cresçam entre 8% e 10%.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar