Tecnologias que hoje são procuradas pelo brasileiro, já foram muito rejeitadas antigamente. Desde a carroceira SUV, carros de câmbio automático e até motor 1.0 turbo entram na conta. Veja os detalhes.
E o mundo girou… Confira carros que antes do sucesso de hoje já foram um fracasso total
Hoje o perfil médio do consumidor brasileiro opta por carros que geram maior nível de conforto e tecnologia embarcada. Tudo isso deve estar aliado ao bom nível de consumo de combustível, no entanto, sem deixar a performance de lado.
Tais características podem ser usadas para descrever os SUVs com transmissão automática e motor 1.0 turbo, certo? Porém, os três itens citados já foram rejeitados pelo público, por mais que hoje essa combinação seja uma das mais buscadas pelo consumidor.
VEJA TAMBÉM
Diversos modelos podem ser representados com a descrição acima, o Hyundai Creta 1.0 Fiat Pulse e o VW T-Cross, por exemplo. Carros que hoje são um dos mais vendidos em sua categoria, bem como na lista geral dos emplacamentos nacionais.
SUVs não tinham o mesmo sucesso há 10 anos
Pensar em comprar um SUV anos atrás não era tão comum. Se hoje os utilitários esportivos são a febre do momento, há 10 anos eles não eram vistos no ranking dos mais vendidos.
Os modelos eram vistos como carros beberrões e muito caros no comparativo com as demais carrocerias, como os hatches e sedãs, sendo esse último o procurado por quem desejava mais espaço interno.
Transmissão automática encarecia o carro e dava problema
A transmissão automática já está presente em mais de 50% dos carros vendidos atualmente. Seja ela tradicionalmente automática ou com tecnologia CVT, de marcha continuamente variável.
Porém, a tecnologia também não era bem aceita justamente pelo preço mais caro no comparativo com carros que adotavam a caixa de câmbio automatizada. No entanto, ela não era tão confortável e eficiente no comparativo com a tecnologia disponível atualmente.
E justamente por isso, ela foi sendo substituída gradativamente. As caixas de transmissão automática de antigamente espantavam o consumidor por ter números reduzidos de marchas bem como um consumo maior de combustível.
Carros com motor 1.0 turbo? Combinação não fazia sentido para o motorista de antigamente
Hoje a junção de um propulsor de baixa cilindrada com a adoção de um turbo faz muito sentido e agrada quem busca um carro eficiente, porém, sem perder a economia de combustível.
No entanto, antigamente tal combinação simplesmente não vendia devido ao custo de manutenção mais caro na época, no comparativo com as versões dotadas de motor aspirado, bem como por causa de problemas mecânicos derivados da combinação.
Porém, com o avanço da tecnologia automotiva brasileira, os modelos ficaram mais eficientes e ao mesmo tempo mais acessíveis, o que fez a opinião do consumidor brasileiro mudar consideravelmente, o que influenciou e muito o ranking dos mais vendidos.