Volta do imposto de carros elétricos faz GWM repensar planos

O retorno do imposto de carros elétricos no Brasil já causou efeitos imediatos, e em uma das principais montadoras do segmento, a GWM. Confira a mudança de planos da fabricante. 

 

Haval H6 (Foto: Divulgação)

 

Imposto de carros elétricos altera planos da GWM

A GWM foi uma das fabricantes de veículos eletrificados de maior sucesso em 2023. Porém, para o próximo ano, a montadora precisará alterar seus planos no Brasil, com o retorno de imposto de carros elétricos.  

Com a volta da taxação a partir de janeiro, a Great Wall Motors mudará seu planejamento a respeito da nacionalização de seus veículos. 

Ou seja, a montadora chinesa, ao que tudo indica, antecipará a produção local de modelos como por exemplo, o Haval H6. 

A nova estratégia visa aumentar o volume de emplacamentos para um modelo que já apresenta ótimos frutos no mercado, sob um custo menor e lucro inversamente proporcional. 

 

Haval H6 (Foto: Divulgação)

 

Nacionalização de modelos populares

É praticamente descartada a estreia da picape híbrida flex Poer de modo importado, já que o foco da GWM deve ser justamente ‘’se livrar’’ dos novos impostos. 

Ao invés disso, a montadora asiática preferirá voltar seus esforços para a nacionalização de modelos já bem aceitos como o Haval H6. 

Outra possibilidade seria o início da produção local de um SUV menor, chamado previamente de H4, mas isso ainda precisa se confirmar. 

 

Haval H6 (Foto: Divulgação)

 

Picape nacional adiada?

Com os novos fatos envolvendo o segmento de veículos elétricos, tudo leva a crer que a picape híbrida flex Poer não será mais o primeiro modelo da GWM com produção nacional. 

Dessa forma, as possibilidades mais ventiladas são a produção local inicial do Haval H6, além de outro SUV para disputar com o Jeep Compass. 

Com isso, a fabricação da Poer por aqui deve ficar para um outro momento, talvez nem mesmo em 2024. 

 

Possível design da picape Poer (Foto: Reprodução)

 

Fábrica de Iracemápolis

O ‘’palco’’ para a nova empreitada da GWM em cenário nacional será a fábrica de Iracemapólis, em São Paulo. A unidade fabril foi adquirida neste ano da Mercedes-Benz. 

Mesmo com a mudança de estratégia, o complexo ainda terá papel crucial no novo momento da fabricante chinesa no Brasil, já que o processo de produção local deve ser acelerado. 

Volta do imposto sobre veículos elétricos

Em novembro foi definido que a partir de 2024, veículos elétricos, híbridos e plug-in importados terão que pagar imposto de importação novamente. 

De forma gradativa, as alíquotas serão reestabelecidas até atingirem o percentual de 35% do valor de importação em julho de 2026. 

Cronograma de recomposição das alíquotas

  • 10% em janeiro de 2024

  • 18% em junho de 2024

  • 25% em julho de 2025

  • 35% em julho de 2026 

Veículos híbridos regenerativos

  • 12% em janeiro de 2024

  • 20% em julho de 2024

  • 28% em julho de 2025

  • 35% em julho de 2026

Por fim, os automóveis elétricos para transporte de cargas terão taxação inicial de 20% em janeiro de 2024 e chegarão a 35% até julho do mesmo ano.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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