Volkswagen Up GTI faz estreia mundial em encontro de esportivos da marca
Começou nesta quarta-feira (24) o encontro anual de GTI no lago Wörtherseem, na Áustria. O mais novo membro da sigla, o VW Up GTI, fez sua estreia mundial.
Começou nesta quarta-feira (24) o encontro anual de GTI no lago Wörtherseem, na Áustria. O mais novo membro da sigla, o VW Up GTI, fez sua estreia mundial no evento que vai até este sábado (27). Inspirado no primeiro Golf GTI, de 1976, o novo esportivo da marca alemã tem 115 cv e será lançado em 2018 no continente europeu.
LEIA MAIS: CR7, Daniel Alves e Bale: veja os carros dos craques que chegaram à final da Champions League
Com 20,4 kgfm de torque e pesando somente 997 kg, o Up GTI faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e atinge os 197 km/h de velocidade máxima. Visualmente, ele leva na grade frontal a cobiçada sigla e uma faixa vermelha. Nas laterais, as faixas duplas fazem menção ao Golf de 1976. A suspensão foi rebaixada em 15 mm e na traseira há um defletor. Por dentro, há volante esportivo, câmbio com detalhes em vermelho e os tradicionais bancos com tecido xadrez.
Conceitos
Além do Up, a Volkswagen vai demonstrar no evento dois conceitos do Golf. O GTE Performance Concept demonstra uma possível evolução para o híbrido esportivo. Ele teve a potência aumentada para 272 cv (o atual tem 204 cv), com torque elevado para 45,9 kgfm. Isso em um carro que pode rodar até 50 km somente com o motor elétrico.
O outro modelo exibido é o Golf GTI First Decade. Ele é o 10º carro criado e preparado pelos aprendizes da Volkswagen a participar da mostra. O modelo foi criado em cerca de nove meses, e combina um motor que entrega 410 cv nas rodas dianteiras com um elétrico de 12 kW (cerca de 16 cv), que move as rodas traseiras. Eles podem ser utilizados separadamente ou de forma combinada, para entregar o máximo de potência possível.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
Animal!
Se custar até uns 70 mil aqui no Brasil, vale a pena.
Sei que 70 mil reais é um absurdo para um veículo popular, porém o HB20, Onix, etc… estão chegando perto desse valor! Melhor pagar isso em um Gti do que em um HB20 1.6 ou Onix 1.4!!