Volkswagen Udara, Airon ou Tukan? Saiba tudo sobre a nova sucessora da Saveiro

Volkswagen Udara, Airon ou Tukan? Saiba tudo sobre a nova sucessora da Saveiro que chega ao mercado em 2026 com uma série de novidades.

Recentemente a Volkswagen anunciou uma picape maior do que a Saveiro, que possivelmente será sua substituta. Mas o modelo ainda não tem um nome, tem três: Volkswagen Udara, Airon, Tukan são seus possíveis nomes. 

Além disso, a montadora alemã já estaria “entregando a rapadura” sobre a motorização e demais características da sua picape. 

Volkswagen Udara, Airon ou Tukan – nomes nomes e mais nomes

Por enquanto, a picape chama-se Udara (Projeto VW247 internamente), mas assim como o Projeto Torek, o carro pode chegar ao mercado com outro nome. No caso, do Torek, foi lançado como Taos. 

A montadora já chegou a patenteá-la no INPI juntamente com outras cinco opções: Airon, Arena, Acron, Tagro e Tukan – subentendendo que essas são as opções disponíveis e Udara nem deve estar nos planos.

Segundo apurou nossos amigos do AutoEsporte,  Therion é opção mais cogitada para a caminhonete média, que deve chegar às concessionárias em 2026. 

Sucessora da Saveiro chega em 2026 - Foto: Divulgação
Sucessora da Saveiro chega em 2026 – Foto: Divulgação

 

O que já sabemos sobre a sucessora da Saveiro?

Em fevereiro deste ano, a Volkswagen confirmou nova picape com produção nacional. Rival da Fiat Toro, da Strada, Renault Oroch e GM Montana, o modelo será maior que a Saveiro, com suas medidas estimadas em 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. 

O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR), juntamente com Virtus e T-Cross. A ideia é reduzir os custos de produção, já que a picape vai compartilhar a mesma plataforma do T-Cross e Virtus, a MQB-A0 — o que lhe renderá uma estrutura dianteira de monobloco. 

Essa é uma tendência da marca, uma vez que a próxima geração da Amarok também tem carroceria monobloco. 

Sucessora da Saveiro chega em 2026 - Foto: Divulgação
Sucessora da Saveiro chega em 2026 – Foto: Divulgação

E falando na Amarok, a Udara também deve herdar mais semelhanças dela, como o capô, para-lamas e portas dianteiras, assim como uma suspensão independente. A traseira por eixo rígido com molas semielípticas, rendendo mais robustez à nova picape.

O motor também é uma novidade: o 1.5 TSI Evo2 flex, associado ao câmbio automático de oito velocidades. A previsão é que gere os mesmos 150 cv de potência do atual 1.4 TSI. Não há informações de um motor a diesel, mas especula-se versões com um sistema híbrido leve de 48 Volts.

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Além do Virtus Volkswagen também produzirá picape inédita no Paraná

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA