Volkswagen aposta em realidade aumentada para o desenvolvimento de novos projetos

O laboratório de engenharia virtual da sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, tem apostado em novas tecnologias para desenvolver os novos projetos. Realidade aumentada é a tendência do momento e a marca alemã tem investido em soluções desse tipo em sua principal planta.

Por meio dos óculos virtuais HoloLens, conteúdo virtual é projetado sobre um objeto físico, controlado por gestos e comandos de voz. Com isso é possível configurar, por exemplo, uma nova versão para um determinado carro com pequenos comandos. A marca usou como exemplo o Golf: em um modelo físico de escala 1:4 do hatch podem ser projetadas virtualmente novas cores, rodas, lanternas e até mesmo novos para-choques.

LEIA MAIS: Relembre alguns carros que foram ícones dos anos 1990

Novo Porsche 911 GT3 bate recorde da versão anterior em Nürburgring Nordschleife

Segundo a montadora, isso faria com que esse novo modelo chegasse às lojas em até seis meses. “Nós já estamos usando a realidade aumentada e a realidade virtual na Volkswagen faz tempo, principalmente para obter uma visão tridimensional”, explica Frank Ostermann, engenheiro de computação e chefe do laboratório de engenharia virtual.

“Agora estamos dando um grande passo à frente no Laboratório de Engenharia Virtual. Estamos transformando essa tecnologia em uma ferramenta para o Desenvolvimento Técnico. Isto permitirá que os engenheiros da Volkswagen trabalhem em um veículo virtual, que modifiquem seu equipamento à vontade e até mesmo projetem novos componentes virtualmente. Eles poderão ver imediatamente o resultado de seu trabalho”, completa Ostermann.

Demonstração no Brasil

Durante o último Salão do Automóvel de São Paulo a Volkswagen já havia demonstrado como funciona a realidade aumentada. Com a experiência “up! HoloView”, a montadora apresentou, por meio de interfaces digitais, as tecnologias dos modelos da marca. Utilizando óculos de realidade aumentada e posicionado em frente a um modelo up! TSI, em tamanho reduzido, o participante pode ter uma experiência futurista. Conforme apareciam as imagens, um assistente virtual apresentou os principais destaques do carro, por meio de hologramas posicionados ao redor do veículo.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar