Volkswagen fecha fábrica na China! País é o maior mercado da montadora
A Volkswagen e a SAIC fecham fábrica em Nanjing, China. Entenda os motivos por trás da decisão e o futuro da produção da VW, com foco em veículos elétricos e eficiência.
A gigante automobilística alemã Volkswagen e sua parceira chinesa, SAIC, confirmaram o encerramento das operações de sua fábrica conjunta em Nanjing, na China oriental. A produção no local já foi paralisada e o fechamento total da planta está previsto para ocorrer gradualmente ao longo do segundo semestre do ano, segundo informações confirmadas pela Volkswagen à Euronews.
Apesar do encerramento da fábrica, a parceria entre a SAIC e a Volkswagen não está em risco. Em 2024, o período da joint venture SAIC VOLKSWAGEN foi estendido até 2040, demonstrando um compromisso de longo prazo entre as duas empresas no mercado chinês, conforme publicado no site da VW.
Volkswagen fecha fábrica na China
A fábrica de Nanjing (Nanquim), inaugurada em 2008, possuía uma capacidade de produção de 360.000 veículos por ano e era responsável pela fabricação de modelos populares como o VW Passat e o Skoda Superb. A produção do Passat será transferida para uma unidade a apenas 70 km de distância, em Yizheng, também na província de Jiangsu.
Fontes próximas à empresa revelaram à Euronews que a localização da fábrica, próxima ao centro de Nanjing – uma megacidade com nove milhões de habitantes –, limitava significativamente sua capacidade de expansão e modernização. Com a indústria automotiva global focada na transição para a produção de veículos elétricos (EVs), uma transformação da planta de Nanjing seria excessivamente cara e ineficiente.
Essa decisão está em linha com os planos futuros da Volkswagen para a China. Em fevereiro de 2025, a empresa anunciou em seu site que o “Grupo Volkswagen está impulsionando a digitalização de seu portfólio de modelos ‘na China, para a China'”.
A partir de 2026, a “China Electronic Architecture” (CEA) – uma poderosa arquitetura zonal – será utilizada nos veículos totalmente elétricos da marca Volkswagen produzidos localmente. As capacidades para a produção de EVs serão desenvolvidas na nova fábrica de Yizheng, enquanto o terreno da unidade de Nanjing será devolvido à cidade.
O Legado da Volkswagen na China
A Volkswagen tem uma presença robusta na China desde 1985, tornando-se uma das líderes em mobilidade no país. Em 2024, a montadora produziu 2,93 milhões de veículos na China, um testemunho de sua importância e da profundidade de suas operações no maior mercado automotivo do mundo.
O fechamento da fábrica de Nanjing, portanto, não representa um retrocesso para a Volkswagen na China, mas sim um passo estratégico em sua adaptação ao cenário automotivo em constante evolução, focado na eletrificação e na otimização da produção para o futuro.
O que você acha do fechamento dessa fábrica da VW na China? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia também: Motor e preço pesaram na decisão? VW T-Cross vende muito mais que VW Tera
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.