Volkswagen e Ford ampliam colaboração com a plataforma elétrica MEB

Volkswagen e Ford vão dobrar o volume planejado para a MEB para 1,2 milhão de unidades num período de seis anos. Crossover elétrico está previsto para 2023.

A Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen estão ampliando sua parceria na mobilidade elétrica. A Ford planeja produzir mais um modelo elétrico para o mercado europeu baseado na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit). A montadora estadunidense também vai dobrar seu volume planejado para a MEB para 1,2 milhão de unidades num período de seis anos. 

plataforma elétrica MEB

Volkswagen e Ford e a plataforma elétrica MEB

O acordo foi assinado como parte da aliança estratégica entre a Volkswagen e a Ford, que inclui mobilidade elétrica, veículos comerciais e condução autônoma. Projetada como uma plataforma de veículos aberta, a MEB permite aos fabricantes de veículos eletrificar seus portfólios rapidamente e com eficiência nos custos.

O primeiro modelo da Ford utilizando a MEB será um crossover totalmente elétrico. Ele deverá sair da linha de montagem do Centro de Eletrificação da Ford em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023.  A empresa ainda não divulgou detalhes sobre um segundo modelo, que está em fase de planejamento. Originalmente, a Ford havia planejado fazer apenas um modelo baseado na MEB, com um volume total em torno de 600 mil unidades.

Para a Volkswagen, a ampliação da colaboração com a Ford será um passo a mais no sentido de tornar-se uma fornecedora de plataformas para veículos elétricos, como um pilar adicional ao seu negócio central. 

Nova Kombi

Nova Kombi

O novo elétrico da Ford

Segundo informações veiculadas pela imprensa europeia, o futuro crossover da Ford apresentará uma tela de infoentretenimento com resolução 4K com a incrível dimensão de 1,1 metro integrada na parte superior do painel. A partir de 2023, todos os veículos Ford serão equipados com esse sistema de informações e entretenimento, baseado em Android, e o crossover produzido em Colônia provavelmente será o primeiro a apresentá-lo.

Em termos de motorizações, o novo Ford seguirá o ID.4 da Volkswagen, oferecendo versões de tração traseira e tração nas quatro rodas, com potência variando de 146 cv a 201 cv no modelo padrão. Uma versão esportiva de 295 cv, possivelmente denominada GT, como na versão mais potente do Mach-E, é ventilada.

All-new Explorer ST (Foto; Divulgação)

Entenda o que é a MEB

A plataforma MEB, que pode ser usada por várias marcas e fabricantes, já fornece a base tecnológica para dez modelos elétricos de cinco marcas diferentes. Utilizada para produzir aproximadamente 300 mil unidades em 2021, ela é uma das plataformas elétricas líderes em todo o mundo.

A MEB proporciona um alto nível de competitividade, ao mesmo tempo em que permite uma liberdade considerável no projeto e desenvolvimento dos modelos. Ela cobre uma ampla gama de segmentos e tipos de veículos, desde carros compactos a SUVs e vans.

O modelo mais recente baseado na MEB é o Volkswagen ID. Buzz, também conhecido como Kombi Elétrica, que foi apresentado mundialmente na semana passada.

A MEB também proporciona uma base de custos muito mais competitiva em comparação a outros veículos elétricos, devido à utilização de economias de escala em todo o mundo. Ela é fabricada principalmente nas instalações alemãs da Volkswagen Group Components nas cidades de Braunschweig, Kassel e Salzgitte, na Alemanha.

Para ajudar a alcançar o sucesso da eletromobilidade globalmente, a Volkswagen compartilha a MEB e outras plataformas do grupo por meio de parcerias com outras empresas. A futura plataforma SSP da Volkswagen também será compartilhada com parceiros. Sua utilização por várias marcas e fabricantes foi levada em consideração desde o início de seu desenvolvimento.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA