Volkswagen decide suspender a produção no Paraná; entenda

A Volkswagen decidiu suspender a produção de outra fábrica sua – desta vez em São José dos Pinhais-PR.

Entenda por que a Volkswagen irá suspender a produção no Paraná

olkswagen decide suspender a produção no Paraná
VW sofre com a falta de componentes na linha de montagem do T-Cross (Foto: Divulgação/Volkswagen)

De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a montadora resolveu colocar os trabalhadores da unidade industrial em férias coletivas em função da falta de componentes.

Os trabalhadores foram informados de que a produção dos dois turnos em São José dos Pinhais será interrompida por 23 dias – a partir do 10 de abril até 2 de maio.  As férias coletivas envolvem cerca de 1,9 mil colaboradores, majoritariamente da área de produção, dos 2,2 mil que trabalham na fábrica.

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Por meio de nota à imprensa, a Volkswagen confirmou a decisão. A montadora afirma que os dias de paradlisação “já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido à oscilação no fornecimento de componentes”.

São José dos Pinhais abriga a produção do VW T-Cross, o segundo veículo da marca alemã mais vendido em 2022, com 65.341 unidades emplacadas – aéreas apenas do VW Gol, que saiu de linha neste ano. Assim, nos primeiros dois meses de 2023, o SUV assumiu o posto de principal veículo da Volkswagen em volume de vendas, com 8.748 unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Esta será a segunda paralisação promovida pela Volkswagen neste ano na fábrica paranaense. Em fevereiro, a montadora suspendeu a produção da unidade por dez dias, juntamente com a unidade de São Bernardo do Campo-SP – onde fabrica o Polo, o Nivus, o Virtus e a picape Saveiro – e a de Taubaté-SP, responsável por produzir o Polo Track.

Segundo a marca alemã, o problema está na falta de componentes, principalmente os semicondutores (microchips), que cria uma lacuna na linha de montagem. Outras empresas que nos últimos dias anunciaram paralisações de fábricas, como Hyundai, Stellantis e GM, culpam a retração nas vendas pelo cenário atual.

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Ao assumir na quinta-feira (23) o posto de novo CEO da Volkswagen do Brasil, o executivo Ciro Possobom afirmou que a situação atual é melhor do que a observada no início de 2022, mas que ainda há problemas de fornecimento.O executivo disse, ainda, que novas paradas de produção já foram programadas pela montadora para este ano.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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