Volkswagen continua a expandir e chega em novo País
Foi inaugurada uma nova concessionária da Volkswagen caminhões no Togo. Confira aqui tudo sobre a novidade e as estratégias de expansão da empresa.
Uma nova concessionária da Volkswagen caminhões no Togo foi inaugurada e já vendeu veículos. A unidade faz parte de planos mais amplos da empresa em expandir-se globalmente, que vem fortes nos últimos anos.
Volkswagen caminhões chega no Togo seguindo estratégia de expansão global da marca
A Volkswagen continua sua trajetória de expansão com a inauguração de uma concessionária da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) no Togo, na África Ocidental.
Esta expansão segue a estratégia da marca de consolidar sua presença em mercados emergentes e fortalecer sua posição internacional.
A entrada da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi viabilizada pela parceria com a importadora Van Vliet. A empresa mantém estoque em Amsterdã, na Holanda, de onde distribui veículos para a África Ocidental, incluindo países como Togo e o Benim.
E esta nova unidade já realizou sua primeira venda! A compradora foi a Togocom, uma empresa local de telecomunicações.
Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da VWCO, destacou o papel da novidade nos planos da empresa:
“Como parte da nossa estratégia de internacionalização, estamos trabalhando fortemente para aumentar nossa presença no mercado africano. A Van Vliet, parceira da VWCO na região, nos apoiará na ampliação no país. Já estamos felizes com os resultados alcançados até aqui.”
Veja também: “Empresa da Mercedes agora tem loja de locação de caminhões e ônibus“
Internacionalização da VW tem África, América Latina e Brasil como pontos chave
-
Esta expansão faz parte de um movimento mais amplo da Volkswagen em busca de novos mercados e oportunidades, especialmente em economias emergentes.
-
O Togo possui um mercado aquecido nos segmentos de bebidas e ônibus urbanos, que devem ser estratégicos para os veículos da VWCO.
-
Na América Latina ela também tem presença forte, com fábricas no Brasil e no México. Em 2023, ela inaugurou uma linha de montagem na Argentina, aprofundado ainda mais essa relação.
-
Também no ano passado, a empresa deu passos importantes em sua internacionalização. Assim, começou a exportar o extrapesado VW Meteor e o VW e-Delivery, um caminhão 100% elétrico desenvolvido no Brasil, que já está disponível em países como Guatemala.
-
Além disso, parcerias de produção foram firmadas na África do Sul e nas Filipinas, garantindo que a empresa tenha fábricas e produção em todos os continentes.
Qual o primeiro caminhão da Volkswagen no Brasil?
-
Os primeiros caminhões da Volkswagen no Brasil foram os modelos 11.130 e 13.130, que chegaram no ano de 1981. Os nomes fazem referência à capacidade de carga (11 e 13 toneladas), mas por aqui os modelos ficaram conhecidos como “cara-chata”.
Com a Volkswagen caminhões no Togo, ela tem mais um polo de onde seus negócios podem continuar se expandindo. Assim, a empresa dá passos largos em sua estratégia, fazendo bom uso de suas parcerias e investimentos, e podemos esperar mais notícias da VWCO.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.