Volkswagen anuncia sua estratégia até 2030

Muitas palavras podem definir o momento atual do mercado automotivo mundial. Uma delas é planejar. Pensando em no futuro da mobilidade, a Volkswagen anunciou uma série de planos para os próximos nove anos. Dentre eles, destaque para investimentos focados na eletrificação de seus veículos, condução autônoma e novos softwares.

Volkswagen anuncia sua estratégia até 2030

O anúncio foi feito pelo CEO da montadora alemã Hebert Diess. Chamado de “New Auto”, a estratégia tem objetivos bastante ambiciosos. De acordo com ela mesmo, o objetivo é transformar o grupo em uma empresa de mobilidade guiada por software. Ou seja, focar na criação de novas tecnologias que possam gerar lucro para empresa. Cerca de R$ 73 bilhões já foram reservados para as futuras tecnologias.

Volkswagen
CEO da Volkswagen Hebert Diess (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A VW diz que CARIAD está trabalhando em algumas plataformas que podem mudar a experiência de ter um veículo. Ela é a empresa responsável pelos softwares de todo o grupo. Uma delas é o “E³ 1.1”, que permite os donos dos veículos elétricos (ID.4 e Skoda Enyaq, por exemplo) façam atualizações sem sair de casa.

Já em 2023, a companhia planeja o lançamento da plataforma de software premium (E³ 1.2). Ela virá com uma vasta gama de funções. Dentre elas, um novo sistema de infoentretenimento e updates remotos para Audi e Porsche. Dois anos depois, um sistema operacional unificado para todas as marcas do Grupo será criado. No último caso, os dados em tempo real serão importantes. A marca prevê que até 2030, 40 milhões de carros estarão utilizando os softwares.

Volkswagen
(Foto: Divulgação/Audi)

“O software desempenha um papel decisivo na transformação de uma empresa puramente automotiva em um grupo de mobilidade integrado. Até 2030, o software – baseado na condução automatizada – pode tornar-se uma grande fonte de faturamento em nossa indústria”, disse o CEO da CARIAD Dirk Hilgenberg.

New Auto Volkswagen: veículos elétricos

Como já é de conhecimento de todos, diversas marcas já anunciaram planos para um futuro mais limpo. Com a Volkswagen não será diferente. Eles esperam que até 2030, a redução da sua pegada de carbono por carro seja de 30%.

(Foto: Divulgação/Volkswagen)

Agora, com relação ao número de veículos em sua gama, a fabricante acredita que em 2040, quase 100% dos veículos vendidos terão que ter emissão zero. Isso vale para todas as marcas do Grupo. Dez anos depois, ela espera ser totalmente neutra em relação ao clima. Sem falar da criação de uma nova plataforma para a fabricação de veículos: a SSP.

Leia mais: Volkswagen Up elétrico é lançado na América do Sul

Mas não pense que os planos só envolvem o lançamento dos veículos. O investimento em novas tecnologias própria em baterias, infraestrutura de recarga e serviços energia também fazem parte do “New Auto”. Uma das medidas é o uso de gigafábricas, que devem garantir o suprimento de baterias.

(Foto: Divulgação/Skoda)

“Estabelecemos uma meta estratégica para nos tornarmos líderes globais de mercado em veículos elétricos – e já estamos a caminho disso. Agora, estamos estabelecendo novos parâmetros”, declarou o CEO Herbert Diess durante a apresentação da NEW AUTO

New Auto Volkswagen: mercado

(Foto: Divulgação/Volkswagen)

Em mercados como Europa e China, a marca lançou recentemente alguns BEVs (Battery Eletric Vehicles). Destaque para o ID.4 e o ID.6. A expectativa da marca é que a venda desse tipo de veículo supere a de carros movidos a combustão. Segundo o plano, a montadora ira focar no aumento de sua participação nos mercados da Europa, da China e dos Estados Unidos.

Até  2030, as vendas relacionadas a softwares (valor estimado de € 1,2 trilhão) poderão alcançar cerca de um terço a mais sobre as expectativas de vendas de veículos a bateria e com motores a combustão, mais do que dobrando o mercado total da mobilidade, de cerca de € 2 trilhões atualmente para uma previsão de € 5 trilhões. Isso significa que a mobilidade individual, baseada em carros, continuará a representar 85% do mercado e dos negócio.

Condução autônoma

Por fim, a Volkswagen também está planejando a fabricação de sistemas para veículos autônomos. Ela pretende conquistar uma importante fatia do mercado. Uma plataforma será criada para integrar todas as ofertas de mobilidade do Grupo.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar