Volkswagen Up elétrico é lançado na América do Sul

Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

O Volkswagen Up elétrico chegou na América do Sul. Nesta terça-feira (13), a marca alemã anunciou a chegada do modelo no continente.

Porém, não será dessa vez que o subcompacto voltará ao mercado brasileiro, já que a versão movida a eletricidade será vendida no Uruguai.

VW Up elétrico
Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

Volkswagen Up elétrico

Chamado de e-up!, o modelo elétrico do hatch é o primeiro movido apenas a eletricidade da Volkswagen na região. Segundo a empresa, o Uruguai foi escolhido para receber o modelo por conta de sua infraestrutura de e-mobilidade, que é a melhor da América Latina.

“O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Leia também: Stellantis vai aumentar investimentos em carros elétricos

Com isso, a montadora alemã reafirma seu compromisso de eletrificação na região. A América Latina faz parte da estratégia global da marca de zerar as emissões de carbono até 2050.

VW Up elétrico
Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

Detalhes do e-up!

Equipado com uma bateria de íon de lítio de 32,3 kWh, o e-up! tem autonomia de 260 km, aproximadamente. O consumo pode ser de 12,7 kWh/100 km.

Em termos de desempenho, a potência do Up elétrico é próxima do modelo 1.0 aspirado que era vendido até 2020 no Brasil. O propulsor elétrico rende 83 cv (61 kW) de potência máxima e tem torque de 21,6 kgfm (212 Nm), que é disponibilizado assim que o pedal de acelerador é acionado.

Com esses números, ele faz de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem velocidade máxima de 130 km/h.

De acordo com os dados divulgados pela Volkswagen, o e-up! consegue carregar 80% de sua capacidade em 1 hora, contando que seja em um sistema de recarga rápida (40 kW).

VW Up elétrico
Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar