Você sabe “ler” o pneu? Nós te ensinamos

O motorista que conhece detalhes do pneu como a identificação da marca, modelo e indicador de desgaste tem insumos suficientes para fazer uma troca assertiva. Por isso, o Garagem360 ensina como “ler” o pneu do seu veículo corretamente. Acompanhe! 

Como se lê um pneu?

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

O conteúdo do pneu foi distribuído em 8 blocos de informações, que são facilmente localizados pelo condutor. 

Marca

Trata-se da primeira informação que deve ser observada pelo proprietário, pois diz muito sobre a qualidade do pneu. 

Entre as opções disponíveis no mercado, por exemplo, o Garagem360 destaca os produtos Bridgestone e Firestone. Isso porque, eles oferecem durabilidade, performance, segurança e tecnologia. 

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Modelo

Em seguida, você deve identificar o modelo. Essa informação ajuda (e muito) na hora da troca ou reposição. No caso da Bridgestone, eles são batizados da seguinte forma:

  • Turanza T005;

  • Alenza 001;

  • Ecopia EP150.

Indicador de desgaste (TWI)

Aqui, os proprietários devem observar os restos de borracha que costumam ficar nos sulcos dos pneus e contêm 1,6 mm de profundidade. Quando atingem o limite, isso é um sinal que eles devem ser substituídos. 

Nunca é demais lembrar que esse indicador segue um padrão universal e deve ser respeitado. Sobretudo, porque rodar com pneus ‘carecas’ resulta em multa grave conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). 

Adicionalmente, esse cenário traz diversos riscos aos ocupantes do carro, pois o pneu já não é capaz de proporcionar uma condição segura na pista. 

Sentido de Rotação

As setas exibem qual a direção correta para o pneu rodar, quando ele tem um desenho direcional. Como o proprietário do veículo não tem contato com os pneus quando eles são colocados nas rodas, poucos observam esse detalhe. Entretanto, é essencial ter conhecimento para não prejudicar a performance do pneu. 

Data de fabricação (DOT)

Como o próprio nome indica, aqui, você descobre detalhes sobre a semana e o ano que o pneu foi fabricado. Essa representação é feita da seguinte forma: 1223. Isso significa que o pneu foi fabricado na 12ª semana do ano de 2023.   

Indicador de posição

Se o pneu for assimétrico, esta sinalização indica a posição em que ele deve ser posicionado na roda, diferenciando as partes externa e interna.  

Medida

As medidas do pneu são a largura e a altura. É importante que você tenha em mente que:

  • Largura: geralmente, ela é representada por milímetros. Usa como base os carros de passeio. As suas dimensões podem oscilar entre 165, 175, 185, 195 até 315;

  • Altura: mostra a porcentagem em relação à largura. Ou seja, se o pneu tem o número 45, e possui a largura 205, a sua altura é de 45% de 205, isto é, cerca de 92mm. 

Para facilitar a sua compreensão, quanto maior o número, mais alto é o perfil do pneu. 

Ainda sobre as medidas, temos a letra que o mostra o tipo de construção. Ela pode ser representada da seguinte forma: 

  • R (Radial);

  • D ou sem indicação (Diagonal). 

Em grande parte dos casos, os pneus pneus tipo R contêm cintas fabricadas em aço, o que conferem mais rigidez e durabilidade. Os pneus diagonais, por sua vez, não têm cintas de aço. 

Por fim, temos o último número, que tem dois dígitos e refere-se à medida do aro, em polegadas. 

Índice de Carga e Símbolo de Velocidade

De maneira resumida, o índice de carga é representado por uma numeração de 2 ou 3 digitos, que mostram a carga máxima que o pneu é capaz de suportar. 

Ele contém ainda uma letra que é o símbolo de velocidade e exibe a velocidade máxima que o pneu pode aguentar quando sujeito à carga máxima.

Porém, você deve estar se perguntando: qual é a velocidade máxima que o pneu pode suportar quando sujeito à carga máxima? Bem, basta consultar, de forma gratuita,  o manual técnico da ALAPA.

“Conhecer e manter as características do pneu é um dos principais cuidados que se deve ter na hora de adquirir um pneu novo para não correr o risco de perda de desempenho do veículo”, destaca Roberto Ayala, Gerente de Engenharia da Bridgestone. 

E você, teve alguma dificuldade em relação a leitura do pneu? Comente!

Leia também: Pneu que dura mais? Conheça a tecnologia que promete revolucionar a indústria

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