Se você tem uma moto, com certeza quer mantê-la sempre funcionando da melhor forma possível, o que requer alguns cuidados (e gastos) com sua amiga.
Tem uma moto? Veja os cuidados básicos
Algumas recomendações você já deve conhecer, outras são novidade. Veja a lista de cuidados conta com uma rotina para garantir o bom funcionamento e a segurança durante a pilotagem.
Para evitar transtornos a Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, recomenda aos motociclistas quatro dicas úteis:
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Use óleo lubrificante na corrente
Uma corrente mal lubrificada pode, além de danificar o conjunto de relação da moto, causar seu travamento. Além disso, tão essencial quanto a lubrificação da corrente, a limpeza de sujeiras e resíduos deve ser feita cuidadosamente e seguindo alguns procedimentos fundamentais — caso contrário, a lubrificação pode não ser eficiente.
“Em correntes com retentores, o uso de solventes genéricos pode danificar o funcionamento do conjunto. Esses anéis de vedação podem sofrer avarias por conta de gasolina, diesel e querosene, por exemplo”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil.
Troque o óleo do motor regularmente
Um dos cuidados mais importantes é verificar o nível de óleo regularmente e realizar a troca de acordo com a recomendação do fabricante. Há o mito de que essa troca deve ser feita a cada 1 km, portanto o correto é a recomendação do fabricante.
Faça a manutenção preventiva
Você está dizendo que eu devo levar minha moto, mesmo sem problema aparente? Sim, esse tipo de manutenção vai evitar que problemas possam surgir no momento menos oportuno.
A manutenção preventiva vai verificar pontos como:
- Deterioração de componentes da moto;
- Vazamentos de óleo;
- Falhas nos freios;
- Problemas no motor, suspensão, corrente e componentes elétricos.
Cheque sempre o estado de pneus
Crie o hábito de checar o estado de conservação dos pneus e rodas. Pneus desgastados podem ocasionar acidentes e reter objetos pontiagudos, como pregos ou cacos de vidro. Verifique também as condições dos raios, pois folgas ou raios quebrados podem desequilibrar o alinhamento da roda e forçar os outros raios, criando um problema maior.
Cheque regularmente o estado do conjunto de transmissão
Os componentes mais afetados com a falta de lubrificação da corrente são a coroa e o pinhão, além da própria corrente – os três itens formam o conjunto de transmissão final — ou conjunto de relação, como é popularmente conhecido. “A falta de lubrificação contribui para o aumento das folgas, reduzindo drasticamente a vida útil de todo o conjunto”, afirma Freitas.