Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3? Qual sedã leva a melhor?

Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3
Fiat Cronos 1.3 e VW Virtus 1.6 duelam para saber quem é o melhor sedã compacto (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Do mesmo modo que existe uma rivalidade entre Polo e Argo, seus sedãs também brigam pela preferência do público. E motivos eles tem. Fiat Cronos e Volkswagen Virtus são os donos dos maiores porta-malas da categoria e são bastante avançados. Chegou a hora de saber qual dos dois é o melhor: Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3 Drive.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3? Qual sedã leva a melhor?

A história mostra que as duas marcas sempre estiveram presentes no mercado de sedãs em geral e sempre figuraram entre os mais vendidos. Siena e Voyage são dois exemplos de representantes das marcas na categoria dos sedãs compactos. O Garagem360 até preparou uma matéria sobre estes dois sedãs (que ainda sobrevivem no mercado) recentemente.

E apesar de não estarem entre os mais vendidos do mercado, Cronos e Virtus possuem um bom volume de vendas. E os dois têm preços competitivos: Fiat Cronos Drive 1.3 (R$76.990) e VW Virtus (R$ 83.120).

Foot: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Temos aqui dois dos lançamentos mais importantes de um nicho de mercado que faz muito sucesso por aqui. Lançado em 2017, o Fiat Cronos chegou para ser o substituto do Grand Siena. Porém, ambos ainda estão sendo vendidos pela montadora italiana. Na linha 2022, o carro ganhou mudanças bastantes simples, como o novo logotipo. Suas dimensões são:

  • Comprimento: 4.364 mm
  • Largura: 1.726 mm
  • Altura: 1.508 mm

Quase que na mesma época, a Volkswagen apresentou o Virtus como sedã da sexta geração do Polo. Ao contrário do seu adversário, ele não é o único três volumes oferecidos pela marca alemã e chegou para ser o substituto do antigo Polo Sedan. Sua primeira grande modificação pode acontecer até o fim de 2022.

  • Comprimento: 4.482 mm
  • Largura: 1.751 mm
  • Altura: 1.472 mm
Foot: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil
Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3
Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Os dois também possuem os maiores espaços no porta-malas dentre os sedãs. O Fiat Cronos leva a vantagem, mas é por muita pouca coisa (525 litros contra 521 litros). Agora, no entre-eixos, quem leva é o Virtus (2.651 contra 2.521 mm).

Motorização

Do mesmo modo que a versão mais simples, o Fiat Cronos Drive traz um motor Firely 1.3 8v Flex de quatro cilindros. O propulsor pode gerar 109 cv a 6.250 de potência máxima e 14,2 kgfm a 3.500 rpm. De acordo com montadora, o carro atinge a velocidade máxima de 182,9 km k/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Sua transmissão é a manual de cinco velocidades.

Já o Volkswagen Virtus mais barato traz sob o capô o motor 1.6 Flex, que tem 117 cv a 5.750 rpm, além de 16,5 kgfm de torque a 4.000 rpm. Usando o câmbio manual de cinco velocidades, ele pode fazer  9,8 segundos (etanol). Sua velocidade máxima é de 195 km/h usando etanol.

Consumo

Como já é de costume na categoria, VW Virtus e Fiat Cronos são carros bastante econômicos. A diferença é bem pouca, mas quem leva a melhor é o veículo feito em Betim-SP. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 12,4 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) em trechos urbanos. Enquanto isso, na estrada, ele faz 14,8 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol).

Por outro lado, o carro produzido em São Bernardo do Campo-SP faz: 11,9 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol) no ciclo urbano; 13,8 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol) em trechos rodoviários.

Equipamentos de série

Um dos pontos positivos dos carros aqui comparados é que eles já oferecem um bom nível de equipamentos em suas versões mais simples. Em ambos os casos, você já encontrará suas respectivas centrais multimídias, por exemplo.

O Fiat Cronos Drive 1.3 oferece ear-condicionado, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração, faróis com sistema follow me home, airbag duplo, freios ABS com EBD, lanterna traseira me LED, rádio Connect, bluetooth, entrada USB, sistema de monitoramento da pressão de pneus, vidros e travas elétricas,  rodas de aço de 15″ polegadas, pneus 185/60 R15, volante com regulagem de altura, central multimídia UCONNECT de sete polegadas (Apple Carplay e Android Auto), sistema de reconhecimento de voz, farol e lanterna com luzes em LED, sensor de estacionamento, vidros com sistema One-Touch, volante com comandos de rádio e entre outros.

Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3
Foot: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil
Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3
Foto: Leo Alves/Garagem360

Já o Volkswagen Virtus 1.6 MSI vem com ar condicionado, quatro alto-falantes, banco traseiro com encosto rebatível, luzes de leitura, sistema multimídia “Composition Touch” com tela sensível ao toque, entradas USB, vidros elétricos dianteiros e traseiros (função one-touch), direção elétrica (Easy Drive), assistente de partida em aclive, quatro airbags, sistema de alarme, sensor de estacionamento, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial e espelhos com função tilt-down.

O comprador ainda pode escolher uma série de equipamentos opcionais. No lado da Fiat, destaque para o pacote S-Design, que deixa o carro com um visual mais esportivo. Do outro lado do ringue, o carro da VW oferece um pouco mais de conforto com o câmbio automático de seis velocidades.

Conclusão: Virtus 1.6 2022 ou Cronos 1.3?

Assim sendo, Fiat Cronos e VW Virtus podem oferecer experiências parecidas, visto que eles oferecem bastante atributos. Porém, o veículo da marca italina leva por conta do pacote de equipamentos de série ser mais completo e por custar menos.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar