Vida útil, Run Flat e calibragem: 10 mitos sobre pneus

Segurança no trânsito é um assunto sério. Por isso, todo motorista precisa saber identificar o momento certo de levar o carro à oficia e cuidar dos pneus

Segurança no trânsito é um assunto sério. Por isso, todo motorista precisa saber identificar o momento certo de levar o carro à oficina e tomar os cuidados necessários para garantir que o veículo está rodando da forma mais segura possível. A Pirelli separou uma série de mitos sobre pneus. Confira:

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16 mitos sobre pneus e manutenção de carros

1. Não tem problema usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo

Esse procedimento não é recomendado. Ao usar pneus diferentes no mesmo eixo, o veículo pode ficar desequilibrado. Isso faz ele apresentar tendência direcional para um dos lados, principalmente, em situações de risco como frenagens e pista molhada. O ideal é sempre manter todas as rodas com pneus iguais, garantindo melhor aderência e segurança para todos os ocupantes.

2. Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro

Usar pneus de medidas diferentes altera o comportamento do veículo, que foi projetado e desenvolvido em conjunto com a montadora para funcionar com pneus de determinada estrutura, diâmetro e largura. A alteração da medida dos pneus pode ocasionar problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e má dirigibilidade.

3. Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens

Um pneu mais largo pode prejudicar a resistência a aquaplanagem, pois as características do veículo e a suspensão podem não estar calibradas para proporcionar a drenagem correta da água em um pneu mais largo. As condições de segurança do veículo, em quesitos como dirigibilidade e frenagem, podem ficar seriamente comprometidas com a alteração das dimensões originais dos pneus e rodas.

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4. O modo como você dirige o veículo não afeta vida útil dos pneus

A forma como o veículo é conduzido afeta diretamente a vida útil dos pneus. Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas desgastam ainda mais os componentes. Dirigir de forma suave garante maior segurança para os ocupantes e menor custo, pois preserva a durabilidade dos pneus e diminui o consumo de combustível. 

5. Os pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível ou em outros fatores

Os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada, que pode ser diferente para quando o carro está com pouca ou muita carga. Vale a pena lembrar que a calibragem dos pneus deve ser feita sempre com os pneus frios. O proprietário precisa seguir estas instruções para garantir mais segurança em situações de risco, como frenagens em superfícies escorregadias. Além disso, o pneu calibrado da forma correta é mais resistente a cortes e lacerações.

6. Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo

O ideal é sempre, em caso de necessidade, trocar os pneus desgastados por pneus novos, que não possuem nenhuma emenda ou colagem realizada após o processo de fabricação. Para verificar quando chegou a hora, veja o TWI. O indicador mostra exatamente quando chega a hora fazer a troca (quando sua altura se iguala à da banda de rodagem). 

7. Pneus Run Flat podem ser utilizados em qualquer veículo

É preciso que o carro tenha sido desenvolvido pela montadora e homologado para rodar com pneus Run Flat. Em primeiro lugar, o veículo deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, para evitar que o motorista não perceba que o item está sem ar. Como os Run Flat são mais rígidos que os modelos convencionais, é preciso que o projeto da suspensão do carro seja preparado para rodar com esse tipo de pneu. Além disso, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia. Um pneu Run Flat instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, pode sofrer detalonamento quando perder a pressão.

8. Pneus Run Flat são mais duros e frágeis

Os reforços estruturais nos flancos, ombros e talões do pneu Run Flat fazem com que ele seja um pneu robusto. Porém, esta robustez não interfere na performance e no conforto do pneu.

9. Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem

A tecnologia verde utiliza novos compostos que garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança, como aderência e frenagem. Por isso, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível, resistência ao rolamento e ruído.

10. Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco

Pneus chamados carecas são produtos que já chegaram ao fim de sua vida útil, perdendo a aderência provinda do desenho da banda de rodagem com apoio dos ombros e dos blocos centrais. Por conta desse desgaste, eles também não têm capacidade de escoamento de água. Desta forma, estão mais propícios a furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem. Além disso, a borracha do pneu careca não possui a mesma aderência de um pneu novo ou de um pneu slick para competições, por exemplo. 

Calibragem dos pneus

Na galeria, confira qual é a calibragem ideal para os pneus do seu carro:

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Erica Franco
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