Verdade ou fake: delivery de gasolina e “bomba branca” foram liberados pela ANP?
Entenda o que são o delivery de combustível e a "bomba branca", e por que essas práticas foram proibidas pela ANP em 2024.
Recentemente, um anúncio da volta do delivery de gasolina e da “bomba branca” tomou conta das redes sociais. Teoricamente, a ANP teria fornecido uma liberação para ambos.
No entanto, diversas dúvidas surgiram em relação à decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, deixando os consumidores incertos da veracidade dos fatos.
Mas afinal, o que realmente aconteceu? Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!
Afinal, o delivery de gasolina e “bomba branca” foram liberados pela ANP?
Bem, apesar dos rumores em questão, vale destacar que tudo não passou de uma grande confusão. Isso porque a ANP não liberou o delivery de combustível, nem mesmo a volta da “bomba branca”.
Na verdade, o que realmente aconteceu foi que a decisão da ANP, publicada em 1º de abril de 2024, permitia tais práticas, mas essa liberação foi revertida judicialmente em 20 de dezembro de 2024.
Em detalhes, o juiz Osmane Antonio dos Santos, da 1ª Vara Federal de Uberlândia (MG), determinou a proibição tanto do delivery de combustível quanto da comercialização de combustíveis de fornecedores diferentes daqueles vinculados ao posto, também conhecidos como “bomba branca”.
Ou seja, a liberação inicial da ANP foi anulada, e desde então, as normas voltaram a ser mais restritivas, mantendo o funcionamento regular dos postos com suas bandeiras e garantindo que a distribuição de combustível ocorra de acordo com os fornecedores autorizados.
Fique de olho: 5 dicas que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l no carro
O que é combustível por delivery?
Sem muitas delongas, o chamado combustível por delivery é a prática de entregar gasolina ou diesel diretamente na residência ou no estabelecimento do cliente, sem que ele precise ir até um posto de combustíveis.
Esse serviço funciona de maneira similar a outros tipos de entrega, onde o combustível é transportado até o local solicitado. No entanto, trata-se de uma prática proibida devido aos seus ricos.
O que é “bomba branca”?
A “bomba branca” é a prática em que postos de combustíveis, normalmente bandeirados (vinculados a uma distribuidora específica), vendem combustíveis de outras distribuidoras, não relacionadas à sua bandeira.
Em detalhes, isso permite que o posto ofereça produtos de fornecedores diferentes, muitas vezes com preços mais baixos. No entanto, a prática também é proibida.
Aproveite para conferir: Carros da BYD têm até R$ 100 mil de desconto e juros zero por tempo limitado
↓E aí, o que você acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓