Vendas de carros usados sobem 26% em relação a janeiro de 2022
O volume de vendas de carros usados e seminovos em janeiro de 2023 foi 26% superior ao registrado no mesmo mês de 2022; veja balanço
O volume das vendas de carros usados e seminovos em janeiro de 2023 foi 26,1% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. A informação consta de relatório da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), divulgado nesta semana.
Resultado das vendas de carros usados provoca cautela, diz Fenauto
Na comparação com o mês anterior, os dados de revenda de veículos apresentaram um resultado negativo. Os 1.061.651 carros usados vendidos em janeiro representaram uma queda de 19,3% em relação às 1.316.246 unidades comercializadas em dezembro de 2022. Segundo a Fenauto, essa redução era de se esperar, visto que o primeiro mês do ano é “normalmente considerado um período mais fraco para o comércio”.
Ainda segundo o relatório da Fenauto, os resultados dos índices de confiança do consumidor refletem um certo “estado de expectativa” com relação ao cenário econômico “a se descortinar neste ano”.
O presidente da entidade, Enilson Sales, afirma que a Fenauto “está adotando uma análise mais cautelosa para os próximos resultados, já que prevemos uma acomodação do mercado nos primeiros meses do ano”.
“Cabe ressaltar que o comportamento do mercado de seminovos e usados poderá variar de acordo com as medidas a serem adotadas pelo novo governo para a economia”, analisa Sales.
Em 2022, o acumulado de vendas de carros usados no ano alcançou a marca de 13.297.958 unidades, 12% abaixo do registrado em 2021 (15.106.724). O resultado bateu com as previsões do setor, que havia projetado um volume entre 13 milhões e 13,5 milhões de veículos novos e seminovos vendidos.
Na ocasião da divulgação do balanço anual, o presidente da Fenauto revelou “expectativas positivas” para este ano: “esperamos que a economia volte a se equilibrar e, com isso, o mercado de veículos seminovos e usados continue a apresentar bons resultados”, afirmou Sales à época.
Vendas de veículos 0 km crescem 13% no mês
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta terça-feira (7) que as vendas da indústria automotiva no primeiro mês de 2023 atingiram a marca de 142,9 mil unidades, com crescimento de 12,9% em relação a janeiro do ano passado. O volume inclui todas as categorias de veículos.
Os fabricantes de veículos projetam para este ano um crescimento do mercado em 3%, com as vendas atingindo um total de 2,17 milhões de veículos.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.