SUVs no comando! Juntos, esses modelos representam quase metade de todos os carros vendidos em 2023

Confira tudo sobre a venda de SUVs no Brasil, segmento que vem agradando cada vez mais público e concessionárias!

A venda de SUVs no Brasil surpreende – pelo menos quem não acompanha os números do setor nos últimos anos. Em crescente vertiginosa, o mercado de utilitários esportivos nunca esteve tão quente em nosso país e no mundo!

A venda de SUVs no Brasil e no mundo é prato cheio para as montadoras

A venda de SUVs no Brasil e no mundo é prato cheio para as montadoras (Imagem: usertrmk/Freepik)

A venda de SUVs no Brasil surpreende com sua escalada na última década

Por anos os SUVs foram vistos como carros de luxo, inacessíveis por parte da população. Graças à popularidade dos sedans e hatches, modelos mais baratos, essa crença tomou força e, até hoje, ainda é comum.

No entanto, os dados mostram que na última década algo mudou. Afinal, hoje os SUVs, utilitários esportivos de alta tecnologia e desempenho, estão entre os carros mais buscados pelos motoristas.

E muito se engana quem acha que eles vendem apenas no mercado de usados – os SUVs zero quilômetro experimentaram forte arrancada em seus números.

Quase metade dos carros vendidos no mundo são SUVs

Ao que tudo indica o mercado brasileiro segue uma tendência global. Hoje, quase 50% dos carros vendidos no mundo se encaixam na categoria dos SUVs.

Esse novo formato se justifica por alguns pontos essenciais:

  • Percepção do público: No início dos anos 2000 muitas pessoas preferiam um carro com menos recursos, mas mais barato. Hoje, com mais tecnologia implementadana indústria, a busca por um carro que contenha itens modernos tem sido prioridade;
  • Preço: Inicialmente a diferença de preços entre SUVs e outras categorias era mais expressiva. Hoje, especialmente no mercado de usados, é muito mais vantajoso adquirir um carro mais moderno, espaçoso e robusto, mesmo que gastando um pouco a mais ou trocando a compra de um novo por um SUV usado;
  • Adesão pela indústria: não são apenas concessionárias e público que percebem a escalada de popularidade dos SUVs. As montadoras estão cientes e investem ativamente nisso – tanto que marcas fora deste setor agora investem no desenvolvimento de SUVs próprios. Este aumento da oferta dá ainda mais opções para o comprador, e coloca mais veículos do tipo no mercado de usados.

Venda de SUVs no Brasil em 2023

Vindo corroborar essa percepção e dados globais, a Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em seus relatório mensais, nos aponta a tendência de venda dos SUVs no Brasil. Para se ter uma ideia, no ano de 2012 este segmento representava apenas 8% das vendas.

Hoje, no primeiro trimestre de 2023, já são 46%! Se extrapolarmos para o restante do ano, e com a redução de preços graças às medidas do Governo e das montadoras, é possível imaginar um crescimento ainda maior dessa fatia.

Podemos observar que SUVs venderam mais que carros populares, como o Fiat Mobi ou Renault Kwid, e clássicos absolutos nas casas brasileiras, como o Toyota Corolla e o VW Gol.

Jeep Compass se destaca no ranking da FENABRAVE

Jeep Compass se destaca no ranking da FENABRAVE (Imagem: Divulgação/Osten)

Destaque fica com o Jeep Compass, que vendeu mais de 26 mil unidades até maio deste ano. Em seguida, vemos o Hyundai Creta, com mais de 25 mil, e o VW T Cross e o GM Tracker, ambos com mais de 24 mil. Fechando o top 5 temos o Nissan Kicks, que vendeu mais de 18 mil.

Assim, com uma clara escalada na venda de SUVs no Brasil, e no mundo, fica claro como as mudanças de mercado e preferências do público devem ser estudadas a fundo. Claro, as montadoras estão de olho e este segmento promete ver cada vez mais investimentos nos próximos anos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA