Velas de ignição merecem olhar especial do motorista

Carro “pulando” ao trocar as marchas, consumindo muito combustível e com pouca força para realizar subidas. Tudo isso pode ser culpa de uma vela de ignição defeituosa. A manutenção deste equipamento é essencial para aumentar a vida útil do veículo, e sua negligência pode levar o motorista a ter que realizar até mesmo uma retífica do motor, reparo de alto custo financeiro.

A vela de ignição tem a função de gerar a faísca que dá início a explosão para impulsionar o pistão e, assim, fazer o motor funcionar de forma contínua. Se apresentar problema, certamente o motorista irá se deparar com alguma das situações sitadas acima na hora da condução, uma vez que o componente não estará enviando força total ao propulsor.

Vela de ignição tem vida útil (Foto: Divulgação)

A durabilidade do componente pode variar de acordo com o material utilizado nos eletrodos. Segundo a Bosch, se ele for nobre (irídio ou platina), a vida útil é de cerca de 100 mil quilômetros, mas, se for de material comum (níquel ou ítrio), diminui para aproximadamente 40 mil quilômetros.

Por isso, o motorista não precisa ficar surpreso com a necessidade de ter que realizar a troca. “A vela sofre desgaste natural dos eletrodos devido ao uso. Trata-se de uma peça com substituição prevista em seu funcionamento”, afirma Fábio Juliato, engenheiro elétrico e gerente de marketing da Bosch.

De acordo com o profissional, “a aparência dos eletrodos e do isolador revelam informações importantes sobre o funcionamento da peça”. Dessa forma, caso apresente fuligem (seca ou oleosa), resíduos de metais (ferro ou chumbo), manchas, partes fundidas devido ao superaquecimento ou trincadas, entre outras irregularidades, é hora de substituí-la.

A troca pode ser feita nas revendas autorizadas das montadoras e em oficinas. A reportagem entrou em contato com concessionárias das marcas Volkswagen, Fiat e Ford, e os preços encontrados variaram entre R$ 130 e R$ 200, já inclusos a mão de obra – estes valores são referentes aos modelos Gol, Palio e Ka, todos com motorização 1.0.

Vela com óleo

Se durante a manutenção o mecânico perceber que a vela está coberta de óleo, pode significar que apenas a substituição do componente não solucionará o caso. “O óleo evidenciado na vela mostra que o motor não está funcionando adequadamente. Recomenda-se, então, a reparação do propulsor, caso contrário, o problema persistirá e até poderá provocar danos mais graves”, finaliza Juliato.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA