Tags

Notícias

Vela lança bicicleta elétrica conectada à internet

Créditos: Divulgação
17 dezembro, 2019
Da Redação

A Vela, fabricante de bicicletas elétricas urbanas, lançou um modelo para quem utiliza a bike como meio de transporte nas cidades. A pré-venda já foi iniciada no Brasil, mas os modelos só serão entregues em março de 2020.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Bicicleta elétrica

Batizada de Vela 2, a bike agora funciona a partir de um aplicativo. Todo o funcionamento dela é via bluetooth, desde ligar e desligar, passando pela seleção de níveis de potência do motor, acelerômetro para ajuste fino e automático do auxílio do motor, acionamento automático dos faróis, trava remota e alarme. Isso eliminou botões da bike e reduziu em mais de 50% o volume de fios.

Entre outros serviços, o app possui um mapa de calor, que entende o comportamento do usuário, coleta dados e, a partir disso, abre-se uma série de possibilidades.

O aplicativo pode, por exemplo, mostrar em quais ruas têm mais buracos ou que a pavimentação não é tão boa, por meio da trepidação. Quando a bateria chegar a 10%, o software pode informar uma estação de recarga mais próxima. Atualmente, a Vela conta com 30 pontos espalhados pela cidade de São Paulo.

LEIA MAIS: Conheça a forma correta de transportar a bicicleta no carro
Gosta de pedalar? Especialista alerta sobre cuidados ao trocar o carro pela bicicleta

Se o ciclista está em uma aceleração elétrica baixa, mas se depara com uma subida, pela inclinação da bike, ela entende que deve ajudar e, automaticamente, acelera a tração do motor.

Na descida, a mesma coisa: se o usuário está muito acelerado, automaticamente, a bike segura um pouco sua velocidade. O aplicativo identifica ainda a posição da bike e aí, caso a bike estacionada caia, ele recebe uma notificação.

Além disso, o aplicativo também informa nível da bateria com precisão de porcentagem, nível de potência, velocidade em km/h, localização GPS e quilômetros rodados. Por meio do app, o proprietário também pode transferir o acesso da bike para outro usuário.

Serviço

Preço: R$ 500 pela reserva para garantir valor promocional de lançamento de R$ 5.390 (em até 12x sem juros) em março de 2020.

Para centros urbanos

A Vela 2 conta com freio regenerativo, o que viabiliza até 15% a mais de autonomia, já que quando o freio é acionado a bateria carrega. Além disso, a precisão do sensor de pedal é duas vezes maior e a sensibilidade de movimento é seis vezes mais alta.

Vale destacar ainda o alongamento dos dois paralamas para proteção dos calçados durante as chuvas e a adição do mudflap para descer calçada sem bater os paralamas.

Sustentabilidade

Além disso, o lançamento da Vela 2 chega com outra novidade, que são as parcerias com três ONGs que ajudam o meio ambiente e incentivam a utilização de bicicletas.

A iniciativa funcionará da seguinte forma: a cada três bikes vendidas do novo modelo, a empresa doará uma bicicleta de madeira, que é produzida pela ONG Raízes do Fazer. Elas serão distribuídas pela Bike Anjo, rede de ciclistas que promove, mobiliza e ajuda pessoas a usarem esse veículo nas cidades.

Além disso, para compensar a matéria prima utilizada na produção das bikes elétricas, a empresa vai plantar árvores em parceria com a Copaíba, que atua no reflorestamento da Mata Atlântica. Serão três árvores plantadas a cada duas Vela 2 vendidas.

Carros elétricos e híbridos que rodam pelo mundo

Tendência mundial, a frota de carros elétricos e híbridos não para de crescer. Com o Salão de Genebra se aproximando, é certo que a maioria das fabricantes vai dedicar algum espaço em seus estandes para modelos com essas características. Nesta galeria especial do Garagem360, confira os principais modelos que rodam pelo mundo.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.