Adeus teste do Detran? Veja como vai ser a avaliação para CNH A, B, C D e E

O teste do Detran vai mudar! Saiba como será a nova avaliação para tirar a CNH A, B, C, D e E e o que isso pode significar para você

Está chegando uma (possível) grande mudança para quem quer tirar a CNH! O ministro dos Transportes, Renan Filho, propôs a eliminação das aulas obrigatórias em autoescolas, facilitando o processo de obtenção da habilitação.

Porém, como isso vai afetar o teste do Detran? A nova proposta pode alterar bastante a forma como aprendemos a dirigir. Acompanhe o Garagem360 para entender as mudanças e o que elas significam para você.

Como vai ser o novo teste do Detran para CNH A, B, C, D e E?

O teste do Detran pode passar por uma revolução, caso a proposta de Renan Filho seja aprovada. Atualmente, o processo de obtenção da CNH exige 45 horas/aula de teoria e 20 horas/aula de prática, além de exigências como aulas noturnas.

Teste do Detran

Foto: Reprodução

Com a nova proposta, o candidato teria mais liberdade na escolha do instrutor e não seria mais obrigado a frequentar uma autoescola convencional. Isso pode facilitar a vida de muitos, mas também levanta questões sobre a qualidade da formação dos motoristas.

Quais mudanças estão previstas para o teste do Detran?

A proposta prevê que, embora o candidato ainda precise passar pelo teste prático para a CNH, ele teria a opção de fazer aulas com instrutores autônomos, além de poder praticar em carros particulares ou veículos do próprio instrutor.

Nesse caso, as aulas práticas também poderiam ser feitas em espaços fechados, como condomínios, desde que supervisionadas por um profissional habilitado. No entanto, se as aulas forem realizadas em vias públicas, o instrutor deverá acompanhar o candidato.

Em resumo, as mudanças incluem:

  • Eliminação das aulas obrigatórias nas autoescolas.
  • Flexibilidade na escolha do instrutor, que pode ser autônomo.
  • Possibilidade de praticar com veículo particular ou do instrutor.
  • Aulas em ambientes fechados, como condomínios, sem a presença do instrutor, desde que supervisionadas.
  • Exigência de acompanhamento de instrutor em vias públicas.

Proposta vai realmente simplificar o processo para tirar a CNH?

A ideia de tornar o processo mais acessível é interessante, mas também gera dúvidas. Será que a flexibilidade na escolha dos instrutores e veículos vai garantir uma formação de qualidade para todos?

Além disso, essa mudança pode aumentar a pressão sobre os instrutores autônomos e diminuir o controle das autoescolas sobre o processo. A nova proposta ainda precisa ser aprovada pelo presidente Lula e pode enfrentar desafios no caminho.

Veja na sequência: CNH sem autoescola: governo estuda acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a habilitação; entenda

Com a proposta de acabar com a obrigatoriedade das aulas nas autoescolas, muitos se perguntam se a qualidade da formação será comprometida.

Você acha que a flexibilidade no processo de obtenção da CNH pode trazer mais benefícios ou riscos? Comente abaixo sua opinião!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA